Toni Sando, presidente executivo do SPCVB
(foto: Filip Calixto)

Em palestra realizada hoje (27), dentro da edição 2014 do Salão São Paulo de Turismo, que ocorre na capital paulista, Toni Sando, presidente executivo do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), falou sobre a importância da hospitalidade na missão dos detinos paulistas em atrair e fidelizar mais turistas. "Querendo, qualquer município pode tornar-se referência em hospitalidade", reitera o executivo, alertando que para conseguir isso basta haver união entre poder público e privado nas cidades.

Em fala descontraída, frente a um público vindo, principalmente do interior paulista, o palestrante usou uma casa para exemplificar sua tese sobre ser hospitaleiro. Segundo ele, nos dois casos é importante fazer do visitante um convidado e deixá-lo tão confortável que ele queira voltar; além disso, nos dois pontos de vista há que se ter um esforço conjunto.

"Quando pensamos no impacto que o turismo causa percebemos o benefício que ele pode ter para uma série de setores. Portanto é conveniente que todos sejam orientados e movam-se em torno desse bom atendimento e desse cuidade", observa.

Em mais uma metáfora, Sando comparou o alcance do segmento turístico ao formato de um iceberg. A semelhança, segundo ele, existe pois na parte visível dos dois existe uma abrangência mensurável, mas na base as proporções ganham amplitude. "Existem incontáveis setores que, indiretamente são favorecidos pelo turismo e eles tem que saber", relata.

Por fim, classificando os tipos de evento possíveis, sobretudo em grandes metrópoles, o palestrante classificou as possibilidades em quatro. Todos de potencial elevados mas com características diferentes. Entre os tipo de eventos possíveis estão: os eventos Espetáculo, que não importa onde seja arrastam muitas pessoas; eventos Experiência, aqueles que geram encantamento; eventos Conteúdo, ocasionados por vontade de gerar aprendizados; e eventos Negócios, direcionados a trabalhadores.

A palestra do presidente executivo do SPCVB ocorreu no último dia do evento que trouxe participantes de todo o Estado.

Serviço
www.salaospturismo.com.br
spcvb.com.br