(foto: arquivo HN/FIlip Calixto)

O Pronatec Turismo (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), idealizado pelo MTur (Ministério do Turismo), está ampliando seu alcance ao investir em mais 77 municípios localizados entorno de 12 Parques Nacionais.

Entre os 200 cursos oferecidos gratuitamente estão os de marceneiro, artesão, montador de calçados, auxiliar de cozinha e pescador profissional. Todos gratuitos e oferecidos em parceria com o Senac, Sest/Senat, Senai, Senar e Institutos Federais e Estaduais de Ensino. Representantes dos municípios já estão sendo chamados para participar de treinamentos em Brasília que terão início em 2015.

O objetivo do MTur é de capacitar a população para lidar com o aumento de turistas na região. As visitas aos Parques Nacionais triplicaram entre 2006 e 2013, passando de 1,9 milhão para 6 milhões, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A demanda deve crescer ainda mais com os investimentos dos ministérios do Turismo e Meio Ambiente em infraestrutura e acesso.

“A proposta é que os municípios invistam em seus profissionais para que adquiram técnicas e organizem a produção”, diz Vinicius Lages, ministro do Turismo. “Desta forma, serão capazes de lidar com o aumento de turistas, oferecendo produtos de qualidade, gerando renda e valorizando a própria cultura”, afirma.

Para a escolha dos 77 municípios foram considerados critérios como a presença de rede ofertante de cursos, o fato de integrarem o mapa do turismo brasileiro e a localização na área de abrangência dos 12 Parques Nacionais priorizados pelo MTur. Além disso, levou-se em consideração aqueles localizados nas 14 regiões turísticas definidas no mapa do turismo brasileiro, assim como os municípios considerados patrimônio cultural mundial da humanidade (Unesco), contendo conjuntos urbanos e bens materiais tombados pelo Iphan.

Os Parques Nacionais que serviram de base para a seleção dos municípios foram Anavilhanas (AM); Lençóis Maranhenses (MA); Ubajara (CE); Brasília (DF); Chapada dos Guimarães (MT); Chapada dos Veadeiros (GO); Serra do Cipó (MG); Tijuca (RS); Itatiaia (RS); Serra dos Órgãos (RJ); Aparados da Serra (RS) e Serra Geral (SC).

Segundo um estudo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), os Parques Nacionais poderiam gerar, só com visitação, pelo menos R$ 1,6 bilhão por ano já que exercem um forte apelo entre os brasileiros e turistas estrangeiros que visitam o país. O Brasil é hoje considerado o primeiro em atrativos naturais, de acordo com o ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial, que avalia 140 nações.

Serviço
www.turismo.gov.br