Município do interior paranaense, Cambará, acaba de ganhar um centro de formação técnica, a Escola Profissionalizante Prof. Milton de Faria Ribeiro, com mais de 1,6 mil m² de obras, em três pavimentos. A construção faz parte do planejamento do Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental, programa social da Bourbon Hotéis & Resorts, que tem como objetivo a criação de oportunidades para os jovens da cidade.

O projeto iniciou em 2002, com 80 casas em alvenaria e área de 43 m² cada, terreno totalmente equipado, inclusive com ruas asfaltadas. Nesta época também já existia o Grupo Escolar inicial – Escola Caetano Vezozzo. Hoje, é um colégio com mais de 880 alunos no curso fundamental.

Criado para atender famílias em situação de extrema necessidade, o Instituto Bourbon atua em parceria com empresas e a prefeitura para manter todos os seus projetos, que até o momento somam duas escolas e 80 casas populares construídas. A ideia do projeto surgiu quando o fundador da rede hoteleira, Alceu A. Vezozzo, que tem uma relação muito próxima com Cambará, identificou na cidade uma situação de carência por parte da população. Sua ideia era melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, oferecendo-lhes moradia e educação.

Para os próximos anos, a ideia do instituto é crescer e ajudar ainda mais pessoas na cidade. "Com muito trabalho e estudo o projeto tomou forma, e aos poucos os parceiros abraçaram a ideia. Agora colhemos mais um fruto com essa inauguração", comenta Alceu A. Vezozzo, presidente do Instituto.

A Escola Profissionalizante Prof. Milton de Faria Ribeiro espera atender mais de 1,2 mil jovens e adultos, num futuro próximo, nas áreas de ensino profissionalizante com os convênios: Senac, Senai, Senar, Sesi.

* Crédito da foto: Pixabay/jarmoluk