Do Rio de Janeiro, RJ*

Durante a tarde desta terça-feira (7), o Professor Geraldo Castelli, escritor, fundador da primeira escola de Hotelaria do País, e diretor da Castelli, escola superior de Hotelaria, foi o palestrante durante o 3º Encontro Nacional de Gestão e Hospitalidade, promovido pela ABG (Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria). O profissional deu ênfase na importância da Hospitalidade no setor hoteleiro, preservando “a troca de calor humano”.

Reconhecendo a onda enorme que é a tecnologia nos dias atuais, Castelli declara que isso nunca vai substituir o papel acolhedor que o ser humano tem nos serviços e na recepção de um hóspede. “Temos coisas que podem ser feitas pelo celular, com chaves automáticas, mas as pessoas querem troca de olhares e sorrisos. Os clientes ainda prezam a humanização do seu atendimento”.

Para comparar, usou até mesmo exemplo bíblico de Abraão, que, após um período difícil e estar cansado, foi receptivo quando dois jovens se aproximaram dele, que de forma sutil, levantou a cabeça, acenou e sorriu. "Isso é um gesto simples, mas é muito importante. Mesmo que um recepcionista esteja já ocupado atendendo alguém, ele simplesmente levantar a cabeça, acenar e sorrir já vai deixar o cliente que acaba de chegar mais a vontade. Isso fideliza seus hóspedes”, explica.

Durante sua palestra, Geraldo garantiu que um bom atendimento está baseado em quatro pilares: Recepção, Hospitalidade, Alimentação e Entretenimento. “São coisas que vão fazer toda a diferença. O cliente quer ser bem recebido, com um quarto limpo, com uma boa alimentação e bem estar, que lhe proporcione diversão”, pontua o professor.

Geraldo Castelli foi homenageado pela ABG ao fim de sua palestra

Ao fim de sua palestra, Castelli recebeu uma placa como homenagem pelo importante papel na hotelaria e no turismo que exerceu durante sua trajetória. 

No final do evento, que ocorreu no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o professor realizou o lançamento e autografou seu novo livro “Hospitalidade: Olhares e Conexões”, pontuando diferentes tipos de ações que rumam para um bom atendimento e ao sucesso de um empreendimento hoteleiro que preza a comodidade e a sensação de bem estar de seus clientes.

Reportagem viaja ao Rio de Janeiro a convite da ABG

** Foto da Capa: Felipe Lima