1a edição da FLOR Atlântica apresenta gastronomia inspirada em elementos da natureza (foto:divulgação/Luísa Avelino)

O município de Vassouras, no Rio de Janeiro, vai receber entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro a 1a edição da FLOR Atlântica (Festa Livre Ornamental do Rio), que celebra a essencialmente  a presença imponente da natureza na região. O evento vai reunir arte e gastronomia contando com a presença de apreciadores de plantas.

A gastronomia se inspirou no tema, de modo que os chefs vão utilizar em seus cardápios a beleza e benefícios da flora, combinando visual, sabor e saúde. Dentro da programação, destaca-se o Almoço das Flores, que tem menu assinado pela chef Liliane Tambasco e acontece nos dias 6 e 8 de novembro, às 13h, no Mara Palace Hotel, em Vassouras.

Flores comestíveis, como a capuchinha, decoram o Carpaccio de abobrinha com pesto de folhas e flores de manjericão, servido como entrada. Os elementos da natureza também figuram nos pratos principais, como na Spaghetatta Floreale, massa que leva mix de flores e temperos, no prato Mignon com lavanda e pimentas verdes e na opção vegana de Curry de verduras com leite de coco. Para sobremesa, a Torta de laranja com calda cítrica virá acompanhada de pétalas de rosas cristalizadas.

Durante a semana da Festa em Vassouras, a praça Barão de Campo Belo e suas proximidades receberão diversas atividades culturais, todas gratuitas e abertas ao público. As atividades da FLOR são voltadas para uma reflexão sobre a qualidade de vida, preservação do meio ambiente e ações sustentáveis.

Serviço
www.vassouras.rj.gov.br