Prefeitura de São Paulo abre edital para criação de arena no Anhembi
(foto: divulgação/José Cordeiro/SPTuris)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTuris (São Paulo Turismo) lançou nesta ontem (27) o edital de chamamento público de MIP (Manifestação de Interesse Privado) para receber propostas de empresas interessadas em construir uma arena multiuso, coberta em um terreno de 21,6 mil m² nas dependências do Anhembi, na zona Norte da capital.

As propostas devem contemplar a construção de uma arena ao lado da concentração do Sambódromo, com capacidade mínima para 20 mil pessoas e infraestrutura interna que permita múltiplas configurações de uso, como eventos culturais e esportivos. O projeto foi orçado em R$ 140 milhões, no entanto, este valor poderá variar de acordo com as propostas de cada interessado.

O novo complexo deve atrair cerca de 100 eventos por ano, o que traria um acréscimo de um milhão de turistas para cidade, que já recebe, em média, 13 milhões de turistas a cada ano.

"Queremos dar uma destinação mais nobre para um terreno de mais de 20 mil metros que está em uma área absolutamente nobre da cidade. Esta é uma área que está sendo subutilizada. As margens do Tietê serão o cartão postal definitivo da cidade de São Paulo", afirmou o prefeito Fernando Haddad, em coletiva de imprensa realizada na sede da prefeitura

O objetivo é receber propostas para um modelo de negócio que possibilite a construção do equipamento com capital privado e cujo retorno de investimento se dê por meio da exploração comercial.

A ideia surgiu do setor privado, que manifestou interesse em construir uma arena coberta e de padrão internacional para realização de eventos esportivos, culturais e de entretenimento em uma área onde atualmente é destinada a parte do setor administrativo da SPTuris.

O edital foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

Serviço
www.capital.sp.gov.br