Executivos da AGTUR
(foto: divulgação/Rede Plaza)

Durante um encontro realizado em Porto Alegre (RS), as secretarias Municipais de Turismo de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado e Nova Petrópolis decidiram pela criação da AGTUR (Associação Gaúcha de Secretários e Dirigentes de Turismo).

De acordo com Rosa Helena Volk, presidente interina da entidade e secretária do turismo de Gramado, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a representatividade e ampliar a promoção do turismo dos municípios do destino.

Os secretários das demais cidades membros da associação compõem a chapa na vice-presidência. Para Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo da capital gaúcha, a criação da entidade é a continuidade de um trabalho que teve bons resultados dentro do processo de regionalização do turismo. “A associação é a evolução do trabalho conjunto desses municípios nos últimos anos”, reforçou Moraes.

A aproximação entre os destinos se iniciou em 2009 com a formatação do primeiro roteiro integrado do Rio Grande do Sul, com a marca Caminhos Temperados – Charme e Cultura do Sul, apresentando os destinos aos mercados do Brasil e do exterior, com ênfase no turismo cultural, rural e de aventura.

Em uma segunda etapa promocional, a marca de identificação do destino passou a ser Porto Alegre e Serra Gaúcha. A estratégia é oferecer aos visitantes opções diversificadas e complementares, aumentando a atratividade e a competitividade turística da região.

Serviço
www.canela.rs.gov.br