O mármore utilizado no projeto é oriundo da Bahia
(foto: divulgação/A4&Holofote)

A um quarteirão da Avenida Paulista, dentro do complexo Cidade Matarazzo, já se pode vislumbrar as obras do que será o hotel Rosewood São Paulo, que já apresentou, em abril deste ano, o edifício-paisagem – a torre inovadora assinada por Jean Nouvel. 

Convidado por Alexandre Allard (idealizador do empreendimento), Phillipe Starck, diretor artístico mundialmente conhecido e responsável pelo empreendimento, criou, segundo comunicado, "Um encontro entre o luxo do século 20 e um e os edifícios históricos do antigo hospital onde nasceram mais de 500 mil paulistanos".

Em mais de sete anos dedicados ao projeto, Starck esteve no País inúmeras vezes e fez ampla imersão na cultura, nos materiais, nas formas e nos fornecedores da mais alta qualidade. "Minha primeira reação ao descobrir a Cidade Matarazzo foi um choque. O choque de ver um lugar fora de tudo, infinito, fora da realidade. Este lugar não é material, é a essência de São Paulo, e especialmente das pessoas que nasceram aqui. Há a magia de achar uma jóia que expressa todo o enorme espírito dos brasileiros e habitantes de São Paulo", explica Starck.

Luxo com sustentabilidade
Ao contrário das redes internacionais que repetem o mesmo padrão independentemente do local onde estão inseridos, o Rosewood São Paulo segue a tendência slow luxury, destacando as peculiaridades culturais, locais e sagrando o seu parque vegetal; um pulmão verde no meio da cidade, repleto de plantas raras e árvores típicas da Mata Atlântica.

"É fundamental que aquilo que criamos em um determinado lugar possa se manter pertinente ao futuro: A sense of place and a place with sense, for today and for the future", complementa Starck, enfatizando ainda a importância da sustentabilidade dentro do projeto.

Opções de customização estão disponíveis para os proprietários das Suítes Rosewood São Paulo, que podem escolher acabamentos dentre os diversos tipos de madeiras obtidas de plantações sustentáveis, mármores vindos de jazidas baianas e paranaenses e pisos e carpetes criados especialmente para harmonizar com o jardim ao redor do edifício.

"Dentro do cenário de luxo mundial, o Rosewood São Paulo é a melhor opção atual de investimento, pois apresenta altíssimo nível de qualidade de detalhes dos acabamentos e custo equivalente a uma fração dos projetos de mesmo padrão em grandes metrópoles ao redor do mundo", comenta Alexandre Allard, presidente do Groupe Allard e expert no mercado de luxo. 

“Após anos focando em commodities e quantidade, creio que o crescimento do Brasil será guiado pela sua indústria criativa. Isso significa uma reestruturação radical em investimentos voltados à equipamentos e técnicas focados em qualidade. A Cidade Matarazzo vai mostrar ao mundo que a qualidade brasileira pode resultar no mais avançado empreendimento imobiliário do mundo”, afirma Allard. “Dentro de 12 meses, mais de 2,8 mil pessoas treinadas nas mais sofisticadas técnicas trabalharão juntas esculpindo cada centímetro da Cidade Matarazzo”, finaliza o empresário.

Ficha técnica
Situada no perímetro entre as ruas Itapeva, São Carlos do Pinhal, Pamplona e Alameda Rio Claro, a Cidade Matarazzo abrigará um complexo de luxo composto pela Torre Rosewood São Paulo, com o hotel seis estrelas Rosewood, um espaço de eventos de luxo, mais de 30 restaurantes e uma área comercial.

A Cidade Matarazzo é a maior obra privada de revitalização de patrimônio histórico em andamento em São Paulo. O projeto conta com investimento de cerca de U$ 1,2 bilhões e obteve aprovação do Condephaat  (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental). Com um terreno de área total de 28 mil metros quadrados, o complexo conservará as características arquitetônicas originais de suas edificações e fará nascer uma das mais audaciosas expressões criativas do espaço urbano, cuja Torre Rosewood é a principal figura emblemática.

Serviço
rosewoodhotels.com