Conhecido destino turístico de Santa Catarina, a Costa Verde e Mar – que compreende mais de dez municípios na costa do Estado – tem alto índice de aprovação junto aos turistas que passam pela região. Esse dado foi descoberto numa recente levantamento feito para entender o perfil do viajante que ficou nas adjacências durante o último Verão. Segundo apontou a Pesquisa de Demanda Turística Verão 2017, quase 100% dos visitantes disseram que recomendariam e retornariam ao destino. Os números saíram de um questionário aplicado a mais de 1,8 mil viajantes que o responderam entre 1º de janeiro e 30 de abril nas cidades de Balneário Piçarras, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Navegantes e Porto Belo. 

Segundo mostram os números do estudo, ficou assim a procedência dos turistas que visitaram os municípios da região: 48,2%, veio de outros estados do Brasil (18 Unidades da Federação), seguido dos turistas catarinenses que somaram 38,4% e os estrangeiros (13,4%). Quando analisados os viajantes que vieram de fora do País, notou-se que 90,2% eram argentinos, 5,5% paraguaios e 2,2% uruguaios. 

Com relação ao tipo de hospedagem, o constatado foi que 30,8% dos entrevistados ficaram na casa de parentes e amigos, 25,5% optaram pelo aluguel de casas e aptos, 19,8% estavam na sua segunda residência e 21,3% escolheram a hospedagem em pousadas e hotéis. Tal número mostra, entre outros fatores, o largo campo de atuação que os hotéis tradicionais podem crescer na região.

O gasto médio diário dos turistas foi de R$ 266,25 e os entrevistados informaram que permaneceram na região por mais de nove noites (41,4%).

A pesquisa foi ainda mais detalhista e compilou alguns dados pessoais dos turistas. Cerca de 44% possui idade entre 31 e 50 anos, 62,2% são casados e 55,8% possuem grau de escolaridade de nível superior ou cursando. A renda familiar mensal informada por 35,1% é de quatro a dez salários mínimos. Já com relação a ocupação, 31,5% informou ser assalariado, 17,6% empresário e 12,5% atua como funcionário público. Quase 80% dos entrevistados informaram que já estavam retornando ao destino e cerca de 100% disseram que tiveram a viagem motivada por férias ou lazer. A maioria (92%), ainda disse que estava visitando a Costa Verde e Mar com a família, companheiros ou amigos. 

"Os resultados demonstram que estamos recebendo mais turistas cujo nível de escolaridade tem aumentado, se compararmos com os resultados da pesquisa de 2016. Outro ponto interessante no perfil é o aumento progressivo das pessoas que chegam à região via aérea", afirma Susan Corrêa, presidente do Colegiado de Secretários de Turismo.

* Foto de capa: Filip Calixto