Pesquisa revela perfil do turista que visita a região Costa dos Corais (AL)
30 de janeiro de 2017Formada pelos municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio e Paripueira, a Costa dos Corais, no Litoral Norte do estado, conta agora com uma ferramenta importante para análise e gestão do segmento na região. A Pesquisa do Perfil do Turista, realizada pelo Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), revela detalhes sobre o público da região.
A pesquisa amostral foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2016, nos municípios de Maragogi, Japaratinga e Passo de Camaragibe e é o marco inicial para um estudo mais aprofundado sobre a Costa dos Corais. Outras quatro serão realizadas ainda este ano, a partir de março.
Para Paulo Kugelmas, superintendente de Turismo da Sedetur, a iniciativa é uma forma de compreender melhor quem chega ao Estado e um mecanismo relevante para traçar estratégias. “É fundamental que conheçamos os turistas que visitam Alagoas. A partir disso, podemos analisar e planejar com maior assertividade ações que desenvolvam os destinos alagoanos e atraiam ainda mais visitantes de dentro e de fora do país”, comenta.
De acordo com o levantamento, a região se consolidou como um destino voltado para famílias e casais em lua de mel, visto que 55% dos visitantes são casados e 39% solteiros. A pesquisa revela também que a maioria dos turistas vem do Sudeste do País, sobretudo de São Paulo (39%) e do Rio de Janeiro (32%). No âmbito internacional, tiveram destaque os viajantes vindos da cidade de Amsterdã, na Holanda, configurando 3% dos estrangeiros entrevistados.
Os dados apontam que o tempo de permanência na região é, em média, de sete dias, de acordo com 46% dos entrevistados. Para 99% deles, a viagem correspondeu às suas expectativas e 87% pretendem retornar e/ou indicariam o destino para amigos e familiares.
“Com essas informações, conseguimos ter uma boa gestão estratégica, como, por exemplo, identificar o que faria o turista deixar mais recursos financeiros no destino e que tipo de atividade ele busca como experiência, para poder ampliar a nossa capacidade”, afirma Renato Lobo, diretor executivo do CCC&VB.