Inaugurado no dia 10 de novembro deste ano, o B&B Hotel São José dos Campos, no interior de São Paulo, marcou a entrada da francesa B&B Hotels no Brasil e de seu conceito "econochic" – apartamentos confortáveis, esteticamente alinhados com as tendências mundiais e com serviços básicos. Um mês após a sua abertura, Patrícia Maximo, gerente da unidade, comenta o modelo de hospitalidade da companhia, seus diferenciais e o mercado de São José dos Campos, cidade da qual é natural.

"Em São José dos Campos, de uma maneira geral, foi bem difícil para a hotelaria com a chegada da crise. Isso foi óbvio para todos os setores, mas para São José especificamente, esse cenário afetou muito a hotelaria. Antes víamos uma média de 70% de ocupação anual e depois 40%, então caiu muito, isso independente da categoria. Mas agora está começando a melhorar. Antigamente, os executivos vinham e ficavam de dois a três dias. Hoje, eles vêm, fazem o que precisam e voltam no mesmo dia para o seu destino. Muitas empresas também passaram a optar pelas reuniões via vídeo conferência ou skype", observa Patrícia, que está na unidade há nove anos, quando o empreendimento ainda era administrado pela Hotéis Othon.

Com um novo produto, uma nova abordagem, uma nova equipe de vendas, canal direto e presença em todas as prateleiras do mercado, a expectativa para 2018 é otimista, segundo a gerente: "Particularmente acredito que o segundo semestre de 2018 será o momento de recuperação plena da economia e alavancada dos negócios. Em relação à ocupação, estamos prevendo um mínimo de 40%, claro que trabalhando pela superação dessa marca, pois o produto que temos é bastante diferenciado para o mercado de São José. É um produto novo, de qualidade, uma hotelaria básica. A B&B certamente fará a diferença na região".

Patrícia também enumera algumas das melhorias realizadas na unidade com a chegada da nova marca. "O prédio tinha 94 apartamentos e hoje temos 108. Conseguimos aumentar o número de acomodações e temos a certeza de uma ótima receptividade e retorno. Outro diferencial está no sinal de internet, que é excelente e no espaço de coworking, uma tendência mundial", explica.

Formada em hotelaria pelo Senac Campos do Jordão (SP), Patrícia Maximo possui uma vasta experiência na indústria hoteleira, de recepcionista, coordenadora de eventos e reservas, chefe de recepção, gerente de hospedagem, sub-gerente até gerente geral, funções desempenhadas respectivamente nos hotéis Senac Campos do Jordão (SP); Blue Tree Angra dos Reis (RJ); Pousada do Rio Quente (GO); Quality Congonhas (SP); Hotel Mazzaropi (Taubaté-SP) e Othon São José dos Campos. 

* Legenda da foto: Patricia Maximo
** Crédito da foto: Hugo Massahiro Okada