O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas, recebeu 1,5 milhão de turistas em 2014
(foto: arquivo HN)

Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é a maior potencial em turismo de natureza do mundo. Resultado disso são os números recordes de turistas brasileiros e estrangeiros nos parques nacionais do país, registrados em 2014. 

O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, recebeu 3,1 milhões de visitantes, número crescente desde 2011. O Parque Nacional do Iguaçu, localizado no Paraná, também contabilizou inéditos 1,5 milhão de pessoas.

Só de 2006 para 2013, a visitação nos parques nacionais passou de 1,9 milhão para 6 milhões. A soma total de 2014 ainda não foi fechadaa pelo ICMbio (Instituto Chico Mendes), responsável pela administração dos parques. Para atender essa demanda, o MTur (Ministério do Turismo) considera a estrutura dos parques e o aumento das visitas como prioridade do PNT (Plano Nacional do Turismo).

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) é um exemplo de como o investimento em infraestrutura pode impulsionar a visitação. O ano passado teve recorde de público, com 39 mil turistas, quase 10 mil a mais do que no ano anterior.

De acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), a procura pelo turismo de natureza é uma tendência mundial, e segue em expansão entre 15% e 25% ao ano. 

Serviço
www.turismo.gov.br