A ABIH-RJ (Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro) divulgou ontem (9) a previsão de ocupação hoteleira na capital fluminense para o feriado de Nossa Senhora Aparecida. No período de 12 a 14 (quinta a domingo), a hotelaria apresenta média de 57% de quartos reservados. No desempenho por categoria, os hotéis de três estrelas estão na frente, com média de 65%, enquanto os de cinco estrelas têm 58% de reservas, e os de quatro estrelas tem 53% de quartos reservados.

Na segmentação por área, algumas regiões estão com melhor desempenho, como é o caso de Leme/Copacabana (75%) e Ipanema/Leblon (67%) de ocupação respectivamente. Na sequência estão Centro (47%), Botafogo (43%) e Flamengo (41%).
 
Num recorte mais detalhado, os três estrelas de Ipanema (87%) e os cinco estrelas de Copacabana (77%) apresentam o melhor desempenho. Na mesma categoria, mas na região central da cidade os meios de hospedagem registraram 61% de ocupação.

Em 2016 não houve pesquisa, pois o dia 12 de outubro caiu em uma quarta-feira. Em 2015, a ocupação fechou em 72%, porém, naquela ocasião, o parque hoteleiro contava com pelo menos 20 mil quartos a menos.

Para Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, alguns bairros podem chegar a 85% de ocupação, em função do fim de semana prolongado, reforçado pelo calendário de eventos. Segundo levantamento da entidade, a ocupação média acumulada de janeiro a julho deste ano registrou média de 50%.

Interior
Os números estão mais aquecidos no interior, quando a ocupação registra média de 84,33%. Vassouras, Cabo Frio e Angra dos Reis lideram a procura, com mais de 95% de quartos ocupados, seguido de Búzios, Arraial e Teresópolis, com 90%.

* Foto de capa: Pixabay/Poswiecie