O Sirha (Salon international de la restauration, de l'hôtellerie et de l'alimentation), evento internacional para profissionais de foodservice e hotelaria chega a sua terceira edição brasileira. O encontro acontece entre 14 e 16 de março no São Paulo Expo com expectativa de reunir 15 mil pessoas; serão 250 expositores de marcas brasileiras e internacionais. 

A programação diversificada é apontada pela organização como o principal trunfo da ocasião. Também pela versatilidade de programação, a organização espera atrair profissionais do setor que querem ter acesso ao conteúdo, às inovações tecnológicas, concursos, aulas e degustações.

Entre as diversas ativações que devem acontecer durante a feira, os concursos de gastronomia e confeitaria são de grande destaque e este ano trazem novidades. O Bocuse d’Or, um dos maiores concursos de alta gastronomia do mundo, passa a ser presidido por Giovanna Grossi. Ela é uma jovem chef alagoana vencedora brasileira e latino-americana das últimas edições. Daniel Boulud, chef francês à frente de um império de restaurantes e dono de diversas estrelas Michelin, será o presidente do júri.

Para auxiliá-la neste trabalho, Giovanna convocou consagrados chefs de todo o Brasil para comporem o Comitê Bocuse d’Or Brasil: Bel Coelho, Geovane Carneiro, Guga Rocha, Ivan Ralston, Onildo Rocha e Thomas Troisgros. Durante a prova da seletiva brasileira, quatro competidores terão cinco horas e 35 minutos para executar dois pratos, um com peixe – o salmão – e um com porco mangalitsa, originário da Hungria.  O vencedor desta etapa participará da Seletiva das Américas 2018 do concurso em busca de uma vaga na final mundial.

A feira é também a sede da Seminário Senac de Gastronomia: Saberes & Sabores – a hotelaria põe a mesa acontecerá durante os três dias de evento. Essa atração tem o apoio da CNC (Confederação Nacional do Comércio e apoio da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação). 

Outra novidade é o Bar Sirha, um espaço inédito onde marcas nacionais e internacionais vão expor seus produtos de forma atraente, através da apresentação de conteúdo exclusivo, palestras, demonstrações e harmonizações envolvendo temáticas de café, vinho, cerveja e mixologia. A ativação contará com a curadoria da Carolina Oda, professora e consultora para implantação de marcas e negócios, serviço de sala e de bebidas.

O Sirha conta ainda com o Terroir Brasileiro, uma oportunidade para pequenos produtores de diversos estados do Brasil mostrarem seus produtos aos chefs e compradores do mercado. Fruto de uma parceria estratégica com o Sebrae Nacional, o espaço ganhou destaque nas últimas edições, chegando a ir para Lyon em janeiro de 2017, na edição francesa do Sirha. 

Sirha em números
A segunda edição do Sirha no Brasil, em 2016, foi um evento muito bem sucedido, totalizando 222 expositores e marcas, um aumento de 9,5% de visitas em relação ao ano anterior, e culminando em gerar satisfação para expositores e visitantes. Na próxima edição são esperados 15 mil visitantes, um público formado por tomadores de decisão e formadores de opinião em compras (gerentes, diretores de A&B, compradores, chefs) e 250 marcas expositoras.

* Imagem de capa: divulgação/Sirha