Durante os últimos três meses, a Coordenadação de Vigilância em Saúde da cidade São Paulo visitou 25 hotéis de três a cinco estrelas localizados na região da Paulista, nos Jardins, no Paraíso e na Consolação. Segundo a avaliação do órgão, todos foram reprovados por apresentarem problemas com o sistema do ar-condicionado. A informação foi publicada ontem (16) em reportagem da revista sãopaulo.

Conforme o depoimento de Szymon Gartenkraut, médico da vigilância, à publicação, algumas unidades não possuíam duto de limpeza do equipamento, indício que ele nunca havia sido limpado. Em outros lugares, a poeira e o fungo chegavam a um acúmulo de sujeira de dois dedos de altura.

Ao menos dez locais adotam os chamados splits, ares-condicionados individuais, que na opinião do especialista, "deixam o ar mais poluído que do lado de fora se não passam por manutenção". Em outros dois meios de hospedagem, o caso fora ainda mais grave por ter sido encontrada legionela, bactéria que mata duas pessoas a cada dez que a contraem. Ambos hotéis foram notificados.   

Segundo a publicação, o Covisa repassou os dados para o Ministério Público do Trabalho, que pode abrir inquérito contra os empreendimentos por colocar em risco a saúde de funcionários.

Serviço
www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude