Destino tradicionalmente popular nos últimos meses do ano, a Região das Hortênsias, que compreende as cidades de  Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula -, no Rio Grande do Sul, parece não viver seus melhores dias. De acordo com levantamento divulgado pelo SindTur (Sindicato da Hotelaria, Bares, Restaurantes e Similares) Serra Gaúcha, os índices de ocupação hoteleira nas adjacências caiu 10% na comparação entre este mês de novembro e período idêntico no ano passado.

Para Fernando Boscardin, presidente do sindicato, a causa do mal momente é a crise econômica brasileira e a super oferta de leitos, a partir da abertura de novos empreendimentos.

Segundo Boscardin, a queda de ocupação atinge principalmente os meios de hospedagem de menor porte. "Os hotéis maiores, que possuem um departamento comercial e não apenas um setor de reservas, estão conseguindo manter os níveis de ocupação de 2014, mas essa não é a realidade dos 96 hotéis associados ao nosso sindicato", afirma. 

Outro entrave apontado pelo representante sindical é relacionados aos valores médios cobrados na região. De acordo com ele, o preço da diária média chegou a cair em torno de 30%, dependendo do período.

"Os trabalhadores perdem com os aluguéis de temporada e a super oferta hoteleira cerca 20% da receita que tinham dos 10% de taxa de serviço, ambos problemas exaustivamente combatidos por nós, mas que não encontram eco nas administrações públicas", problematiza Boscardin.

Cidade mais conhecida das imediações e responsável por atrair maior número de turistas, Gramado é o reflexo do problema apontado pelo sindicato, que considera as redes alheias ao problema por sua estrutura mais completa.

Serviço
www.serragauchaturismo.com.br