NovedadRestaurante Novedad, instalado no piso térreo do Tryp Jesuíno Arruda
(fotos: Filip Calixto)

É comum encontrar cardápios democratizados, que unem os clássicos da culinária europeia com temperos típicos do Brasil e até uma ou outra iguaria oriental. Pratos quentes, frios, crus, assados, harmonizados com vinho, light, com ou sem guarnição. Entradas, sobremesas, pratos principais; cada um com uma procedência, uma origem, mas na mesma carta. Diversidade. Nada mais adequado que ampliar a oferta, cumprir a cartilha do bom empresário – que sempre tenta angariar o máximo de público possível – e saciar as diversas preferências de um clientes vorazes que, pelo menos nas grandes cidades, contam com novas alternativas diariamente.

Na busca pela satisfação de quem quer que sente à mesa, até adaptar receitas tradicionais é possível. Tudo em nome da satisfação da clientela.

Seguindo alguns desses preceitos o paulistano Novedad, do hotel Tryp Jesuíno Arruda, instalado na rua que empresta o nome ao hotel, na região do Itaim Bibi, completa um ano em operação atendendo a hóspedes e público passante, sempre prezando pelo sabor seja qual for a preferência ou gosto específico.

Para conhecer o atendimento, o cardápio e o ambiente do restaurante, a reportagem do Hôtelier News visitou o hotel e conheceu o espaço que funciona todos os dias atendendo em três horários diferentes.

Por Filip Calixto

Novedad_7Aqui o café da manhã, principal refeição servida no lugar

Funcionando num espaço antes destinado a um restaurante terceirizado, que atendia também aos hóspedes do hotel, o Novedad Restaurante iniciou seus trabalhos no dia 1º de agosto do ano passado. De lá pra cá pouca coisa foi modificada.

O ambiente ainda comporta as mesmas 80 pessoas com o salão organizado da forma tradicional e as refeições ainda são servidas da mesma forma desde a abertura. Café da manhã e almoço na modalidade buffet e jantar à la carte, com um cardápio que privilegia a diversidade gastronômica de uma rede hoteleira de alcance mundial, a Meliá International.

“Quando fizemos a abertura do restaurante o intuito principal era agradar a todos os gostos e também manter o aprimoramento, acompanhando as tendências”, comenta Claudio Castanheira, coordenador de Alimentos e Bebidas do hotel desde a implantação do espaço.

Novedad_3No fundo do restaurante a parede é enfeitada com livros

De acordo com Castanheira, a transição de um serviço terceirizado para outro que é parte da operação do hotel faz com que o público passe a confiar mais no produto disponível entre as opções gastronômicas, já que a chancela da companhia hoteleira integra a oferta. “Era um restaurante terceirizado num hotel de dez anos. A intenção foi incorporar a gama atribuições do meio de hospedagem um serviço de extrema necessidade a qualquer viajante”, conta, claro ressaltando o fato de recinto ampliar a geração de receita do lugar, visto que atende também pessoas que não estão hospedadas.

Além das três refeições cotidianas, o menu de alimentos do room service – préstimo disponível 24h – também é produzido pela cozinha do Novedad, que é conduzida pelo chef Anderson Ribeiro desde sua estreia.

Café da manhã
Refeição mais popular em qualquer hotel, o café da manhã é a mais forte aposta da administração da unidade. “O café da manhã, nomeado Café by Tryp, é nosso principal produto de alimento e bebidas. São mais de 80 itens alimentícios, que objetivam atingir todo tipo de cliente com um gama bem completa”, propaga o gestor de A&B que tem no hotel paulista sau primeira experiência em hotéis brasileiros.

Novedad_4O ambiente pode receber até 80 pessoas

“Não tínhamos isto antigamente, exatamente por tratar-se antes de um serviço terceirizado. Agora temos a possibilidade de oferecer uma refeição que os clientes da rede já conhecem, por terem passado por outras unidades da empresa. É uma refeição padronizada, alinhada com altos padrões de exigência”, complementa Castanheira.

Almoço
Seguindo o café da manhã, no tipo de apresentação, o almoço conta com variedade de dez opções de saladas e antepastos; uma alternativa de carne, uma de peixe e uma de ave, todos os dias. Além das opções rotativas e ações específicas para cada dia. Um exemplo são as terças-feiras, quando a atração é a paella paulista – homenagem do chef à fusão de culturas brasileira e espanhola.

É também na refeição do meio do dia que há espaço para experiências. Segundo o diretor, é neste momento que se concretizam as opções sugeridas pelos clientes. “Prezamos por um buffet rotativo, que oferece diversidade ao longo da semana. Gosto de sentir o cliente, saber o que ele prefere. Em alguns casos, com clientes que tem mais abertura conosco, perguntamos que prato ele sugere para entrar neste leque do almoço”, exemplifica.

Alguns pratos que entraram no menu do almoço oriundos de opiniões da clientela foram o picadinho e o estrogonofe.

Novedad_5O chef Anderson Ribeiro, responsável pela cozinha do Novedad

Jantar
Ocasião comum para perceber com mais atenção o talento dos cozinheiros do restaurante, o jantar tem um cardápio próprio, com opções de saladas, massas, peixes, carnes, sopas, risottos, molhos e aves.

“Temos, para esta refeição, um serviço completo com uma carta de tamanho razoável que procura trazer para os clientes tanto a comida típica do Brasil como alguns pratos internacionais e contemporâneos”, antecipa o executivo responsável pela área. “Quando montamos o cardápio já pensamos no sentido de abranger o maior número de pessoas também neste momento. Para tal fizemos uma pesquisa dos restaurantes da região, o que eles serviam e como. Foi um levantamento de área e de clima para verificar os melhores pratos que poderiam ser aceitos pelos nossos clientes”, recorda-se.

Sobre aproveitar alguma opção do cardápio antigo da unidade, Castanheira argumenta que não fazia sentido manter nada, já que o objetivo era oferecer tudo de forma diferente.

Novedad_2O Novedad completou um ano em operação em 1º de agosto

Espaço para vegetarianos
Dentro do cardápio do jantar há espaço para um leque de opções direcionadas a adeptos do vegetarianismo – filão aliás que é cada vez mais recorrente neste mercado. Nesse fragmento do cardápio constam sugestões como saladas com queijos, quiches e folhados.

“Esta carta está disponível desde a abertura do hotel. Isso reafirma o que temos como filosofia que é agradar nossa clientela de todas as maneiras que podemos, inclusive atendendo a algumas pessoas que tem algumas restrições alimentares”, afirma a gerência.

Para Castanheira, o importante é que o cliente saiba que, independente de sua preferência alimentar, há sempre alguma forma de ter seu desejo atendido. “O que nós pensamos no hotel, e no restaurante principalmente, é fazer com que o cliente não precise sair para procurar serviços que oferecemos em outros locais, seja ele vegetariano ou não. Lembrando ainda que sempre tentamos deixar esse cliente bem a vontade para mexer nas opções que temos, principalmente no que toca a restrições alimentares”, acrescenta.

Novedad_6Claudio Castanheira, coordenador de Alimentos e Bebidas

Passantes
O público de clientes passantes é um filão bem explorado pelo Novedad. Segundo informado pela direção do hotel, a principal frequência de clientes que não estão hospedados se dá no horário do almoço, principalmente com pessoas que trabalham e moram na região.

Para atrair este nicho de clientes as armas vão da publicidade ao marketing boca a boca. “Nós sempre temos informativos no lado externo no hotel, além de usar peças de marketing em revistas, divulgando todas as refeições. Geralmente isso resulta na captação de clientes para eventos ou grupos de empresas”, diz.

Apesar da eficácia da publicidade impressa e feita por meios digitais, os gestores ainda acreditam que é a venda de quem usa o serviço que realmente faz a diferença. “O boca a boca é o nosso principal aliado. Se agradamos um cliente e este nos recomenda a outro criamos um círculo favorável que pode nos render a fidelização de muitos clientes. Mas sempre vale frisar que o contrário também vale a respeito do marketing negativo. Por isso é importante estarmos sempre atentos”, doutrina o diretor.

Novedad_8Aqui, uma das mesas postas para o almoço

Abaixo confira algumas opções integrantes do cardápio do Novedad:

Saladas
Caesar Salad
(Alface americana, frango, bacon, croutons e parmesão ralado)

Salada Caprese
(Rodelas de tomate com mussarela de búfala, folhas de manjericão e molho pesto)

Salada do Chef
(Remoulade de legumes com lasca de palmito e shitake grelhado)

Salada Arruda
(Rúcula com tomate cereja, gorgonzola, passas e molho de iogurte)

Carpaccio de Carne
(Carne laminada com molho de alcaparra e lasca de parmesão)

Quiche de Alho Poró
(Quiche de alho poró acompanhada de salada de alface crespa, alface roxa, alface americana e rúcula)

Sopa
Canja de Galinha

Creme de Legumes

Creme de Mandioquinha com Carne Seca e Crispy de Couve

Massa
Escolha 01 massa: Penne, Spaguetti ou Fetuccine

Molhos
Bolanhesa

Quatro queijos

Sugo

Funghi

Risottos
Risoto de Rúcula com Tomate Seco

Risoto de Funghi

Risoto de Legumes com Creme de Queijo

Peixes
Truta ao Molho Belle Meunière com Purê de Abóbora e Aspargos Grelhados

Badejo Confitado em Azeite de Citrinos e Tomilho com Purê de Grão de Bico

Salmão em Molho de Laranja Salteado com Brócolis e Purê de Mandioquinha

Aves
Filé de Frango à Parmegiana com Purê de Batata

Peito de Frango Grelhado com Legumes à Manteiga

Crepe de Frango com Shitake e Molho Branco

Coxa e Sobrecoxa com Azeite de Ervas, Arroz à Grega e Polenta frita

Carnes
Filé Mignon à Parmegiana com Purê de Batata

Bife Ancho Grelhado ao Molho Poivre, Batata Rústica e Arroz Branco

Filet Mignon ao Alho, Risoto de Shitake e Queijo Brie

Picanha ao Molho Madeira, Arroz Branco e Batata Fritas

Sugestão Vegetariana
Salada Camponesa com Queijo Fresco e Nozes com Vinagre Balsâmico, Sementes de Gergelim e Mel

Quiche de Legumes
(Quiche de legumes acompanhada de salada de alface crespa, alface roxa, alface americana e rúcula)

Folhado de Queijos e Espinafre com Creme ao Tomate e Palha de Alho Poró

Sobremesas
Prato de Frutas Fatiadas

Mousse de Limão com Licor de Menta

Mousse de Manga Diet

Creme de Papaia com Cassis

Taça Gelada

Brownie com Sorvete de Creme e Calda de Chocolate

Cheesecake de Frutas Vermelhas

Serviço
www.tryphotels.com