De acordo com Ian Schrager, famoso hoteleiro nova-iorquino, "a hotelaria precisa pensar em inovações para fazer frente ao Airbnb".  Foi pensando nisso que desenvolveu e agora lança o Public, novo conceito de hospedagem em Nova York (EUA). Projetado pelo escritório suíço Herzog & Meuron, o novo hotel tem nuances de um empreendimento de luxo, porém foge do modelo tradicional de serviços, com foco totalmente voltado para a experiência do hóspede e sua interação social, tal qual a plataforma de aluguel e compartilhamento de casas.

"Por alguma razão, a indústria hoteleira em relação ao Airbnb, ainda tem uma postura de negação. Acho que a única maneira de fazer frente é reagir com a criação de modelos ainda mais interessantes", diz Schrager, que fez fama ao fundar o lendário Studio 54, casa noturna que foi um dos ícones dos anos 1970, com frequentadores como Mick Jagger, Andy Warhol, Deborah Harry, entre outros.

A unidade que inaugura a marca possui 367 quartos e suítes, algumas delas personalizadas por John Pawson, arquiteto conhecido pelo estilo minimalista. O hotel oferece três diferentes restaurantes, dois bares na cobertura, instalações culturais, espaço multimídia para a exibição de filmes, exposições e shows, entre outras comodidades.

Segundo Schrager, a nova era da hotelaria e o aumento das acomodações compartilhadas implicam uma nova revolução na indústria, tal como a que ocorreu há mais de 20 anos, com o surgimento dos hotéis boutique. "Realmente encaro o surgimento da acomodação compartilhada como uma outra intervenção na indústria, que nos obriga a pensar em ideias novas e aparece como um paradigma", finalizou.

* Crédito da foto: Pixabay/taniadimas