Vista aérea do Beach Class Resort Muro Alto, um dos empreendimentos da Nobile em Pernambuco 
(foto: divulgação/Nobile Hotéis)

Fundada em 2008 com a missão de “oferecer serviços de gestão em hospitalidade com excelência, visando atender as expectativas mais exigentes de nossos clientes e colaboradores, promovendo a melhoria contínua de resultados para a organização e investidores”, a Nobile vem protagonizando o noticiário especializado por conta de seu crescimento, suas parcerias estratégicas e suas aberturas em diferentes pontos do País. Hoje, são 21 empreendimentos em seu portfólio, somando 4 mil apartamentos em pool hoteleiro e outros 1.500 em pool de locação de long stay, além de 19 outros hotéis com contratos já assinados.

É no Nordeste brasileiro que a rede possui o maior número de unidades, sendo uma cadeia hoteleira já consolidada em mercados como Recife e Natal. Em cinco Estados, a Nobile contabiliza o Sotero Hotel by Nobile (Salvador-BA), Quintas Private Residences by Nobile (Costa do Sauípe-BA), Beach Class Resort Muro Alto (Porto de Galinhas-PE), Beach Class Residence by Nobile (Recife-PE), Nobile Beach Class Executive (Recife-PE), Nobile Style Maria Frazão (Recife-PE), Gran Marquise Hotel (Fortaleza-CE), Nobile Hotel Royal (João Pessoa-PB) e Nobile Suítes Ponta Negra Beach (Natal-RN). Além disso, para este ano, estão previstos ainda o Nobile Inn Beach Class Convention, o Nobile Suítes Beach Class Convention, e o Beach Class Conselheiro by Nobile, todos em Recife, o Malawi, em Porto de Galinhas, e o Beach Class by Nobile em Fortaleza.

Sua atuação, no entanto, não restringe-se a este mercado. A rede também tem forte presença no Distrito Federal, onde já soma quatro hotéis, deve seguir apostando na região do Centro-Oeste, além de estar atualmente trabalhando em seu início na região Sudeste, com unidades em Minas Gerais e São Paulo. Para este crescimento, a rede conta com um mix de marcas próprias e bandeiras internacionais, fruto de uma recente parceria com a americana Wyndham Hotel Group. Outra frente nova de atuação é o mercado de timeshare, que também figura nos planos de desenvolvimento da Nobile.

Por Juliana Bellegard


Getúlio Hotel by Nobile, empreendimento situado em Cuiabá (MT)
(foto: divulgação/Nobile Hotéis)

“A Nobile é uma empresa como foco em metas de receitas e em custos controlados e, por isso, os nossos empreendimentos sempre têm uma história de sucesso. Isso propaga-se rapidamente no mercado, trazendo mais investidores com desejo de agregar seus produtos a nossa empresa. Para a Nobile, o resultado para o investidor sempre é visto como uma prioridade” – é como Ricardo Pompeu define a empresa da qual é vice-presidente. A estas características, o executivo atribui a razão do bom desempenho da companhia hoteleira nestes seis anos de atividades.

No último ano, a rede somou um faturamento de R$ 108 milhões e, até o final de 2014, o objetivo é obter um incremento de 45%. Nascida do desejo de seu presidente, Roberto Bertino, de empreender, a Nobile atualmente figura na lista das grandes administradoras no Brasil. De acordo com a edição 2013 do relatório Hotelaria em Números, produzido pela Jones Lang LaSalle em parceria com o Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), a companhia já ocupa o 16º lugar entre as administradoras, somando, à época, 2.089 UHs. Atualmente, o número de quartos operados já dobrou, e os planos de expansão da rede seguem crescendo.

“Entre 2015 e 2018, serão mais 18 novos empreendimentos que entram em operação no portfólio da empresa, com marcas da Nobile e da Wyndham. Os hotéis totalizam investimentos na ordem de R$ 720 milhões em ativos”, revela Bertino. Uma frente deste desenvolvimento é a expansão da própria marca Nobile, que segundo ele, hoje já é “referência na hotelaria das regiões Centro-Oeste e Nordeste”. “Nos próximos três anos abriremos 12 novos empreendimentos com as marcas da Nobile”, aponta o executivo.


Roberto Bertino, fundador e presidente da Nobile Hotéis
(foto: divulgação/Nobile Hotéis)

Este pipeline inclui aberturas previstas para este ano: os já citados Nobile Inn Beach Class Convention, Nobile Suítes Beach Class Convention, e o Beach Class Conselheiro by Nobile, todos em Recife; o Malawi, em Porto de Galinhas; Beach Class by Nobile em Fortaleza; além do Nobile Suítes Century Plaza, em Brasília; e os dois hotéis que marcarão a chegada da rede no Sudeste – o Nobile Express de Juíz de Fora e o Nobile Inn em Varginha, ambos em Minas Gerais. Dos 18 empreendimentos citados pelo presidente da rede, seis serão implantados nesta região. A diversidade dos destinos reflete o posicionamento da rede em expandir-se para novos mercados e manter a força em regiões onde já está presente, como o Nordeste e o Centro-Oeste.

Wyndham
Outra frente estratégica de desenvolvimento é a recente parceria com a Wyndham, que já vem gerando frutos: segundo Bertino, são cinco projetos com marcas do grupo estadunidense, sendo o primeiro deles a conversão do antigo Comfort Taguatinga para Days Inn Taguatinga. No Estado de São Paulo, ambos Wyndham Grand Collection do Aeroporto Internacional de Guarulhos/Cumbica – o airside, dentro do terminal, e o landside, ao lado do terminal – serão operados pela Nobile, assim como o Tryp by Wyndham de Viracopos, em Campinas (SP).

“O acordo de desenvolvimento entre as duas redes foi firmado em meados de 2013 e visa unir a expertise de gestão de uma empresa global como a Nobile e a relevância das marcas internacionais da Wyndham. Embora essa parceria tenha se concretizado há pouco tempo, a sinergia criada entre as empresas já resulta em um crescimento expansivo na captação e desenvolvimento de novos empreendimentos”, define Bertino. “Por estar presente em todas as regiões do mundo, tem um excepcional potencial de geração receitas para os empreendimentos administrados pela Nobile no Brasil”, completa Ricardo Pompeu.


Ricardo Pompeu, vice-presidente da Nobile Hotéis 
(foto: divulgação/Nobile Hotéis)

Os executivos confirmam que a Nobile operará no mercado brasileiro hotéis com as marcas Microtel, Days Inn, Tryp e Wyndham Garden, Wyndham Hotels & Resorts e Wyndham Grand Collection. Na lista das próximas aberturas da rede figuram dois empreendimentos com bandeiras desta lista: o já citado Days Inn de Taguatinga (DF) e um Tryp em Guarulhos (SP).

Timeshare
Foram três anos de estudos sobre o mercado de tempo compartilhado até a decisão de investir neste nicho de negócios. Com um investimento de R$ 1,5 milhões, a sala de vendas do Nobile Vacation Club foi aberta em Brasília em novembro, e já somou um faturamento acumulado até o último mês de março de R$ 4,2 milhões, segundo Bertino. O espaço foi instalado nas dependências de um dos hotéis de lazer da empresa, o Nobile Lakeside Convention & Resort, situado na capital federal, e vem obtendo bons resultados.

“Estamos empolgados com o negócio e muito interessados em abrir novas salas de vendas em Porto de Galinhas (PE) e Natal (RN)”, revela o executivo. Os espaços deverão abrir suas portas até o final do ano que vem. Além do estudo de mercado e da percepção de uma oportunidade de negócios, outros fatores motivaram a entrada da rede no timeshare. “A carência no Brasil de vacation’s clubs com diversas opções de hotéis no Brasil às suas famílias associadas, além de ser mais um segmento de mercado para suprir a ociosidade dos empreendimentos administrados pela Nobile”, define Pompeu.


Nobile Lakeside Convention & Resort, onde está o primeira sala do Nobile Vacation Club
(foto: divulgação/Nobile Hotéis)

“O Nobile Vacation Club nasceu com uma proposta diferente, que é ser a melhor opção de férias planejadas para milhares de famílias brasileiras, que terão toda uma rede de hotéis à disposição e com disponibilidade constante”, completa o vice-presidente. Filiado à RCI, hoje líder no segmento de timeshare, o programa de tempo compartilhado da Nobile engloba todos os hotéis da rede, e os mais de 10 mil empreendimentos associados à companhia.

*Em função da mudança de visual do Hôtelier News, esta matéria, originalmente publicada em 22/04/2014, volta ao destaque do site durante esta semana

Serviço
www.nobilehoteis.com.br