Ferramenta também está disponível no site do projeto
(foto: divulgação / MTur / Max Gonçalves)

Cem dias antes do início dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o MTur (Ministério do Turismo) anunciou ontem (30) o lançamento das versões em inglês e espanhol do aplicativo Guia Turismo Acessível. A ferramenta facilita o acesso às informações de estabelecimentos turísticos conforme o nível de acessibilidade e está disponível para download nas plataformas iOS, Apple ou Windows Phone. 

O conteúdo é colaborativo e permite a avaliação da acessibilidade de pontos turísticos, de restaurantes, de hotéis e de atrações diversas.

Para Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo, a iniciativa contribuirá para auxiliar atletas paraolímpicos e turistas com algum tipo de deficiência interessados em descobrir o Brasil. "Ações como essa são fundamentais para que todas as pessoas possam desfrutar do turismo, sem distinção" comenta. Ainda segundo ele, pensando nesse público, o ministério vem desenvolvendo um conjunto de iniciativas voltadas para o turismo acessível como o aplicativo e o site de mesmo nome. 

Programa
A ação faz parte do Programa Turismo Acessível, que conta com iniciativas voltadas para a promoção da inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à atividade turística com segurança e autonomia. Outra ação do Programa Turismo Acessível é o site de mesmo nome que obteve, até o momento, mais de 440 mil acessos e 700 avaliações. Por tratar-se de um guia colaborativo, quanto maior o número de avaliações, mais completo será.

Serviço
www.turismo.gov.br