Órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital que pleiteam apoio financeiro do Ministério do Turismo para a realização de eventos já podem inscrever seus projetos no Siconv – Sistema de Convênios do Governo Federal. A página do Siconv aceitará as propostas até o dia 9 de março e os recursos serão provenientes da programação financeira do Ministério do Turismo.

Projetos com o mesmo objetivo apoiados por meio de emendas parlamentares, de cárater impositivo, não estão incluídos na etapa de inscrições. Maiores detalhes para a obtenção do apoio do MTur estão disponíveis na portaria 16, de 25 de janeiro de 2017 que pode ser conferida clicando aqui.

"Os eventos são excelentes oportunidades de atração de turistas e geração de empregos e renda nos municípios brasileiros. Por isso, o Ministério do Turismo direciona, anualmente, parte de seus recursos para produção e divulgação de festivais gastronômicos e musicais, aniversários de cidades, e feiras em todo o País", explicou Marx Beltrão, ministro do Turismo.

Para a inscrição do projeto, os órgãos públicos devem comprovar o caráter tradicional e de notório conhecimento popular e gratuito do evento. O evento deve contribuir para a promoção, o posicionamento do destino turístico no mercado e fomentar a atividade turística. Serão considerados eventos de abrangência municipal, estadual ou regional, formalmente reconhecidos pelo órgão oficial de turismo do Estado e que sejam realizados exclusivamente por órgãos públicos há pelos menos três edições.

O MTur apoia cachês de artistas e bandas musicais previamente cadastrados no ministério; a divulgação do evento em rádio, televisão, jornal e revista; e a locação do gerador, banheiro químico, tenda e palco. A análise de custos dos itens de apoio ocorrerá durante a avaliação de cada proposta encaminhada.

Serviço
turismo.gov.br

* Crédito da foto: Pixabay/gabyps