(foto: divulgação / AFT Comunicação Integrada)

A espanhola Meliá Hotels International anunciou hoje (1º) os resultados da primeira metade de 2016. No balanço divulgado, a companhia ressalta o êxito de sua estratégia de renovação e reposicionamento para maiores ativos de resorts no Mediterrâneo e nas Ilhas Canárias, assim como o impacto de uma situação extraordinária no mercado de viagens. Os resultados, que são positivos em sua maioria, mostram lucro de € 45 milhões em faturamento, num crescimento de 123% sobre 2015.

Os representantes da companhia destacam a forma com a qual os resultados foram alcançados: sem a venda de nenhum empreendimento.

Ainda de acordo com o relatório, os hotéis tiveram aumento de 9,4% (14,2% se os hotéis operados pela rede forem incluídos) em seu RevPar – receita por quarto disponível. Segundo consta, 82% disso atribuído ao aumento dos preços, culminando na incrível conquista de seis anos consecutivos registrando aumentos no RevPar a cada bimestre.

Nesse contexto de ganhos, a Meliá viu aumentar suas receitas operacionais para € 853,3 milhões até junho, uma melhora de 5,7% sobre o mesmo período em 2015, após eliminar o impacto da falta de ganhos de vendas de ativos. Sem a inclusão desse efeito, o EBITDA  – indicador que mostra a geração de lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização – da companhia cresceu em 9,3%, alcançando a marca de € 134,7 milhões, quando comparado com a primeira metade de 2015.

Sobre o projeto de expansão internacional, o comando da corporação assegura que assinou cinco novos hotéis durante este último bimestre: o Meliá Almaty, na capital do Cazaquistão; o Gran Meliá Maldives, no arquipélago das Maldivas; o Meliá Serengeti Lodge, na Tanzânia; o Meliá Salamansa, o quinto hotel da rede em Cabo Verde; e o Meliá Pekanbaru, na Indonésia. A meta é adicionar de 20 a 25 novas unidades ao longo do ano. Paralelamente a isso, a rede organiza uma agenda de inaugurações para os próximos meses. E recentemente, foram sete novas aberturas: o Sol Taghazout (Marrocos), o Innside Aachen (Alemanha), o ME Miami, o Sol Costa Atlantis (Tenerife), o Innside New York Nomad, o Meliá Braco Village (Jamaica), o Sol Kuta Bali e o Meliá Makassar (Indonésia), o Sol Calas de Mallorca e o Meliá Yangon (Myanmar). 

No Brasil, espera-se que a abertura do Gran Meliá Nacional Rio, programada para este segundo semestre, tenha uma influência positiva na alta temporada. Além desse, o Tryp Pernambuco também deve abrir ainda em 2016. Este ano, a América também deve ver a abertura do Meliá Cartagena, na Colômbia, e o Meliá Costa Hollywood, nos Estados Unidos.

Serviço
www.melia.com