O consultor Mario Cezar Nogales (foto: arquivo pessoal)
O consultor Mario Cezar Nogales
(foto: arquivo pessoal)

No ramo da hotelaria desde 1989, Mario Cezar Nogales já passou por grandes redes como a Accor e a Atlantica; atua, desde 2003, como consultor; e tem cinco livros publicados sobre o setor. Agora, o executivo trabalha em uma série de livros que discorrem sobre as diferentes funções dentro de um hotel. O primeiro a ser lançado é sobre camareiras.

Segundo ele, a publicação surgiu a partir de um curso sobre o mesmo tema, e visa funcionar mesmo como um manual de capacitação para esta função, respeitando, inclusive, as determinações da NBR 15047 da ABNT. “É um livro que mostra mesmo o passo a passo do trabalho, podendo ser usado em uma implantação ou treinamento”, afirma. Para Nogales, há uma falta de literatura técnica aprofundada para o setor hoteleiro.

O trabalho com este nicho de publicações irá render, ainda, outros livros. “Comecei com as funções mais básicas – o livro de recepção e reservas já está quase pronto, há ainda garçom, chefe de recepção, entre outros cargos”, diz ele, que por conta de seu trabalho como consultor, acompanha de perto os profissionais dentro dos hotéis.

O livro Teoria e prática – Camareira em hotelaria tem cerca de 400 páginas e será lançado amanhã (25), no Hotel Matiz Manhattan, em São Paulo, a partir das 14h.

Serviço
[email protected]