Fiel ao compromisso de proporcionar experiência únicas aos seus hóspedes, o La Torre Resort, localizado na Praia do Mutá, em Porto Seguro, na Bahia, introduziu atividades indígenas trazidas pela comunidade Pataxó da Reserva da Jaqueira no Parque de Eventos do complexo. A novidade estreou na última quarta-feira (9).

No primeiro dia, cerca de 30 pessoas da comunidade, mais dois Pajés, realizaram o ritual de purificação, dança e pintura. Devidamente caracterizados para ocasiões festivas, os índios Pataxó confraternizaram com os hóspedes e compartilharam parte de sua cultura.

Nas demonstrações de ciência indígena o hóspede tem a chance de conhecer as medicinas utilizadas pelos Pataxó, conversar com os índios e tirar dúvidas sobre as plantas medicinais e seus usos. Jogos, brincadeiras e pinturas indígenas são praticadas junto aos hóspedes que podem interagir com os índios e entender os significados das pinturas corporais.

As danças e músicas do Awê Pataxó são realizadas com o grupo Pataxó da Aldeia Novos Guerreiros, com a interação com o hóspede que é convidado a participar. O momento gastronômico é reservado às atividades de culinária Pataxó, com a degustação de especialidades típicas indígenas como o peixe assado na folha da patioba acompanhado de farinha de puba. O hóspede é convidado a conhecer o preparo do peixe segundo a tradição Pataxó e degustá-lo no local.

“A intenção é trazer atividades diversas da cultura indígena local para enriquecer a experiência de quem se hospeda no La Torre”, explicou Karkaju Pataxó, consultor indígena que está trabalhando no projeto com Sol Belen, coordenadora de eventos.“No local onde o Brasil nasceu, do encontro entre culturas, as riquíssimas tradições Pataxó proporcionam momentos únicos aos viajantes. E o La Torre quer promover este resgate cultural, fomentando o intercâmbio entre os índios da nossa região e o resto do País e países do Mercosul”, explicou Luigi Rotunno, diretor do La Torre Resort.

* Crédito da foto: divulgação/Mídia Mutá