Duna do Pôr do Sol, um dos pontos mais conhecidos de Jericoacoara (fotos: arquivo HN/Cristiano Macchi)
Duna do Pôr do Sol, um dos pontos mais conhecidos de Jericoacoara
(fotos: arquivo HN/Cristiano Macchi)

A vila de Jericoacoara, na costa oeste do Ceará, vem caindo nas graças de turistas que buscam belas paisagens e um visual mais rústico. Descrito como um paraíso, o destino é chamado pelos locais apenas de Jeri. A ida até lá implica em um trajeto de quatro horas de micro-ônibus de Fortaleza até o vilarejo de Jijoca, depois mais uma hora de viagem em veículo com tração.

Considerada a meca do kitesurfe, graças aos ventos propícios ao esporte que o Ceará tem, a cidade recebe muitos adeptos do kite, principalmente europeus, o ano inteiro. O destino também integra a Rota das Emoções, envolvendo paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Descoberto pelo turismo nos meados dos anos de 1970, o destino deu, digamos, sua decolada na década de 1980 graças ao ‘empurrão’ do Washington Post. O periódico americano colocou a então quase desconhecida Jeri num ranking de melhores praias do mundo – fato este sempre lembrado pelos guias locais.

Durante o dia, o lazer está nas praias e nos diversos passeios de bugre para conhecer os arredores. E quando o sol se põe, a noite nada bucólica e bem despojada começa sem hora para acabar. Barzinhos com música ao vivo concentram turistas e nativos pela noite adentro.

Confira como foi a visita feita pela equipe do Hôtelier News ao destino. 

Serviço
www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br
www.rotadasemocoes.com.br