De Acapulco, México*


Feira teve a maior dimensão em 40 edições. Foram 690 empresas expositoras em 22,5 mil m²
(fotos: Flip Calixto)

Mais de 2,5 mil visitantes – sendo a maior parte deles agentes de viagens – e aproximadamente 690 empresas vinculadas ao mercado turístico. Este foi o fluxo total de pessoas que passearam pelos corredores da 40ª edição do Tianguis Turístico México, realizado esta semana na litorânea Acapulco. Considerado divisor de águas pelas entidades promotoras, a feira teve contornos de conferência estatal e, além de cifras expressivas, ganhou força por presenças importantes para o cenário turístico mexicano.

"O êxito de um evento não é medido apenas pelos números que ele alcança, mas também pelo legado que ele deixa", disparou Rogelio Ortega Martino, governador do Estado de Guerrero e uma das presenças políticas de um evento repleto de discurso de amor à pátria, enaltecendo as belezas mexicanas, bem como o caráter expositivo da feira

A declaração do governador engrossou o coro de muitos que tiveram a palavra durante os quatro dias e evidenciou a peleja da população pelo fortalecimento de um nicho que, após anos com performance ruim, retomou o caminho do crescimento. Em 2014, o setor anotou incremento recorde de 20,5% e voltou ao top dez de destinos mais visitados por estrangeiros. 

Especialmente adaptado ao destino que recebeu a feira, pois o governa há seis anos, Martino expressou na coletiva de encerramento do encontro o clima de novidade que a cidade viveu durante os dias em que o encontro ocorreu. Não raro, cartazes coloridos e faixas fazendo menção ao Tianguis ornamentavam placas e pela cidade.  

Presença presidencial
O momento menos ameno e de maior atenção se deu no primeiro dia, com a visita do popular Enrique Peña Nieto, presidente da república, que esteve no encontro para a cerimônia de abertura e, em discurso entusiasmado, destacou a força transformadora do segmento

Nieto foi o porta-voz de uma administração que se diz comprometida com a causa de desenvolver por meio da atração de turistas, e chamou atenção pela facilidade de inflamar o público presente. "Cada turista que chega e experimenta a hospitalidade do povo mexicano se converte em um embaixador do nosso país, trazendo novos visitantes e divulgando bem nossos atrativos. Estamos certos de que podemos mudar a realidade de habitantes, gerar empregos e renda por meio desse mercado e por isso ele tem tanta atenção", considerou.

Além de mostrar muita intenção de atrair estrangeiros, o presidente ainda frisou a necessidade de fazer o povo mexicano conhecer melhor seu próprio país e prometeu criar um projeto que facilite o custo dos passeios para famílias de baixa renda, jovens e idosos. 


Claudia Ruiz Massieu, secretária de Turismo do México

Eventos noturnos
O discurso presidencial deu-se durante um banquete com representantes das empresas participantes do Tianguis. A modalidade de reunião foi usada com abundância pelos organizadores, inclusive. Jantares com vistas panorâmicas da baía de Acapulco e almoço com patrocinadores rechearam a programação.

Participação de Tony Blair
Alheio aos grandes jantares oferecidos pela Secretaria de Turismo, o acontecimento mais concorrido foi a reunião com o ex-primeiro ministro do Reino Unido, Tony Blair. Quem teve acesso ao discurso do britânico não pôde entrar com câmeras fotográficas, computadores e desligaram seus celulares.

Aos que conseguiram ouvir o discurso, nenhum desses itens fizeram falta. Blair fez uma exposição bem embasada sobre as necessidades de modificar atitudes perante às mudanças frequentes no mundo. Intercalando pensamentos sobre a transformação que o pleneta vive e fatos inusitados vividos em seus anos de política internacional, ele deixou uma mensagem positiva e otimista aos presentes. 

Planos para 2016 e busca por novos públicos
Surfando numa onda de otimismo e bons resultados, o turismo mexicano articula-se para tornar os bons resultados rotina. O plano das lideranças setoriais passa pela elaboração de projetos para atrair turistas de países pouco frequentes nos índices mexicanos. 

Francisco Gonzalez Dias, diretor geral da Pró-México – entidade que promove a atividade turística nacional -, deve liderar o processo de pulverização no público visitante. Em palestra, ele adiantou que as medidas mais importantes, por ora, são intensificar a divulgação das cidades mexicanas em mercados com alto potencial e aumentar a quantidade de verba investida na estrutura de recepção aos viajantes. 

Resultados
Pouco antes do fim das ações no Mundo Imperial – local que abrigou a feira – a organização já se mostrava satisfeita com o desfecho. Eles anotaram crescimento de 7% na comparação de transações entre 2014 e 2015, num total de 31 mil na atual edição.

O montante é inferior aos 38 mil anotados o ano passado, mas os valores negociados foram maiores, por isso a superioridade. "O resultado foi acima do esperado. Estávamos projetando algo como 26 mil negociações, que foi a média dos últimos anos, excluindo o pico de 2014", comenta Claudia Ruiz Massieu, secretária de Turismo do México.

Desmontando as tendas em Acapulco, o Tianguis parte para Guadalajara, onde será realizada em 2016. Até lá, os organizadores esperam mais números positivos e prometem continuar desenvolvendo seus destinos com recursos gerados pelo próprio segmento.

Serviço
tianguisturisticomexico.com.mx

 * O jornalista do Hôtelier News viaja ao México a convite do Conselho de Promoção Turística do México