Curso formou a 13º turma hoje (19), em São Paulo
(foto: Filip Calixto)

"O hotel precisa ter uma estratégia comercial sólida". A frase dita em tom professoral, por Gabriela Otto, profissional de Marketing, e-commerce e RM, pode ser considerada o alicerce do RM Now! – curso que aborda técnicas de aplicação para Revenue Management e Distribuição – que hoje (19) distribuiu os certificados de conclusão para sua 13ª turma. Responsável por ministrar todas as edições do curso, Gabriela ratifica que a tática de vendas e a otimização dos disferentes canais disponíveis para a venda da hotelaria são o que de fato importa para rentabilizar um meio de hospedagem em tempos de internet democratizada.

Evidentemente o trâmite para amplificar as vendas de um hotel e utilizar a variação tarifária de maneira eficiente vai muito além dessas duas dicas, que no entanto são o que há de mais crucial. De acordo com a professora, a lista de ações a cumprir inclui ainda: "Ter dados confiáveis para tomar decisões adequadas, boa precificação, gestão de distribuição, controle de inventário, habilidade de negociação", além de outras virtudes detalhadas ao longo do curso.

Dentro do material exposto, se faz necessário entender que boa parte da hotelaria nacional é independente e que isso pode mudar as práticas na comparação com o que ocorre dentro de empreendimento de rede. 

Contudo, a despeito da administração ser feita de maneira independente ou não, o caminho para os bons números passa pela retenção do cliente e esse é mais um tema pontuado nas aulas. "O grande segredo está em reter o cliente, ou seja, as pessoas podem te conhecer por esses intermediários, mas se depois que te conhecem continuam comprando por eles é porque o trabalho de retenção não está sendo feito da maneira correta. E para cumprir essa tarefa os hotéis precisam ter bom CRM, programa de fidelidade, que pra hotel independente pode ser simples, investindo no mailling, no site e pontuando que isso pode ser o melhor canal".

O caminho das pedras, segundo Gabiela, ainda passa pelo maior investimento em tecnologia, pela ousadia para implementar novos conceitos e pelas atitudes inovadoras.

Participando desta edição do curso, Felipe Gama, da diretoria executiva da Travel Inn, considera que a atualização constante de informações e a renovação de praticas é a munição para alcançar seus objetivos. "A maneira com que as informações são passadas, os palestrantes convidados, tudo colabora para o aprendizado e para a aplicação desses conceitos no hotel", comenta. 

"O conteúdo é denso mas é passado de maneira didática. Cabe a cada participante compreender qual a melhor maneira de colocar isso em operação. Muito do conteúdo nós conseguimos aplicar de imediato, em outros casos aprimoramos até alcançar o retorno".

Serviço

rmnow.com