Tendo a tecnologia como tema de sua palestra durante a HSMAI Strategy Conference, que acontece em São Paulo hoje (12), Benjamin Devisme, vice-presidente internacional de Vendas da PriceMatch, reforça a importância do profissional de Revenue Management dentro do hotel. Esta é a figura que coordena as ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente, apontando para onde o meio de hospedagem deve ir.

O executivo destaca o uso da tecnologia cloud, que touxe para o setor "uma disrupção tripla": ela é mais acessível, tem baixo custo de implantação e manutenção; permite conectividade de sistemas e distribuição em tempo real; e abre espaço para Big Data e análise do comportamento do cliente. Uma das vantagens é promover a otimização de sistemas e relatórios.

Atualmente, os sistemas trazem para o hotel um grande volume de informações – valiosas ou não – e é necessário lidar com estes dados. O conceito de Big Data, segundo explica Devisme, é a capacidade de gerenciar este conjunto de informações. "É preciso antecipar o futuro, lembrar o passado e se adaptar ao presente", aponta. Neste contexto, "o papel do RM nunca foi tão desafiante e tão interessante", opina o executivo.

Anteriormente responsável por olhar decisões operacionais, a curto prazo, este profissional agora tem responsabilidade que vai desde a estratégia da empresa e seu marketing, organização de orçamento e gestão de disponibilidades e tarifas. 

Serviço
www,hsmaibrasil.org