Bob Gilbert, CEO da HSMAI
(foto: Filip Calixto)

Fundada em 1927 e tendo como objetivo fortalecer os negócios dos hotéis, a HSMAI sempre acompanhou as mudanças e tendências do mercado. As áreas englobadas pela entidade – Vendas, Marketing e Revenue Management – estão no centro destas transformações, tanto do cenário hoteleiro e do turismo em geral quanto no tocante à tecnologia. Bob Gilbert, CEO da HSMAI, fez a primeira palestra do dia abordando estas transformações apontando características essenciais de um profissional do ramo.

"A natureza das vendas mudou. O cliente está mais informado, chega ao executivo buscando um expert e o processo de vendas começa mais tarde", colca ele. Por isso, é importante que o hoteleiro que trabalha nesta área seja estratégico, dominando diferentes disciplinas, e também que ele seja uma fonte de uma análise confiável. Além disso, ele deve saber gerenciar sua demanda para gerar valor. Por fim, o contínuo desenvolvimento profissional é essencial.

Quem trabalha com marketing deve abraçar a tecnologia e dominar as competências de marketing digital, além de entender o processo de tomada de decisão dos clientes. O executivo deve ainda buscar integrar todo o seu trabalho, incluindo não somente os diferentes canais mais também pensar uma estratégia que una sua área à Vendas e RM.

Neste último segmento, Gilbert destaca que o essencial é entender revenue management não somente como receita da venda de apartamentos, mas também outras fontes de receita dentro do hotel – A&B, eventos, spa, golfe. Compreensão da otimização dos canais e dos preços, e boa habilidade de comunicação são características importantes para esse profissional, além do talento.

Serviço
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