Orlando de Souza, diretor executivo do Fohb (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil), ficou responsável por uma das palestras realizadas durante o Fórum de Hotelaria e Turismo de Salvador. Em sua fala, o profissional destacou a necessidade de união entre os representantes da hotelaria e, baseado em recentes pesquisas da organização que dirige, apontou horizontes bons e ruins no cenário nacional.

"Temos dois pontos de vista importantes nesse momento em que a hotelaria começa a apontar uma retomada. São notícias boas e más", antecipa o palestrante. "A boa é ver a retomada da taxa de ocupação, que apesar de crescer suavemente já está melhor que nos últimos anos. A notícia ruim é que a diária media segue caindo".

De acordo com os dados apontados por Souza, a média nacional de quartos hoteleiros ocupados ainda está abaixo de 60% e apesar de ser mais que em tepmporadas anteriores é um número ruim para a sustentabilidade do ramo. "Esse não é um número que viabiliza economicamente os hotéis. Tem que estar acima disso. 65% é o mínimo que se espera para uma hotelaria sustentável", afirma.

Mas o dado mais preocupante está relacionado aos preços praticados pelos meios de hospedagem. Segundo o diretor executivo, a diária media segue caindo e essa é uma questão mais complexa para se resolver. "Estamos numa fase de mercado rarefeitto baixando preços para ganhar hóspede. E reverter isso é muito difícil, pois implica em negociações contratuais com todo mundo que leva hóspede ao hotel. Não é apenas vontade própria, exige negociação e tempo", pondera.

Como solução, o executivo sugere que hoteleiros auxiliem na criação de fluxo para seus destinos e fortaleçam, juntos, a oferta do lugar onde estão instalados. "Negociações individuais não trazem benefício para cadeia, só para o hotel. Precisamos entender que esses players devem ser unidos e lutar pela promoção do destino e fortelecimento do fluxo turístico, fazendo a negociação melhorar".

* Foto de capa: Peter Kutuchian

* A reportagem do Hôtelier News viaja à Bahia a convite da ABIH-BA.