Realizado paralelamente com a sétima edição do Festival de Turismo de João Pessoa no último fim de semana, o 4º Fórum de Gestão de Viagens, organizado pelo Hotel Manaíra, teve o objetivo de trazer os principais clientes e fornecedores da cadeia turística para abrir uma discussão sobre as demandas atuais e, principalmente, em como aprimorar o próprio mercado local em diversas questões como tarifas, tecnologia e governança corporativa. 

Para Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp, a realização do Fórum é muito importante. “Primeiramente, descentralizamos um pouco, saindo dos grandes centros como São Paulo, trazendo essa discussão para cá, fazendo com que o mercado local se integre também com os problemas que talvez eles nem estejam vendo hoje, mas que amanhã com certeza irão perceber também. Estamos na verdade antecipando um pouco e trazendo para cá o que já passamos em outros mercados, para que assim possamos facilitar as negociações no futuro, além de criar uma sintonia”, explicou.

Já para Marcus Abrantes, gerente comercial do Hotel Manaíra, e um dos idealizadores do Fórum, o objetivo na realização do encontro é suprir a carência de informações da região, em comparação com outros mercados, que possuem mais facilidade em realizar reuniões e discussões em razão de estarem sediados em destinos que já concentram as empresas e profissionais do mercado. “Realizar o Fórum em conjunto com o Festival JPA é uma grande oportunidade para toda região e não apenas para os profissionais de João Pessoa. As viagens corporativas têm nuances que só grandes profissionais têm conhecimento e estar no Fórum é uma oportunidade de aprendizado e de ganho”, disse.

“Trazemos as tendências de outros mercados para esta região e assim desenvolver os negócios de uma maneira onde todos possam entender qual é a demanda de cada player. Assim, o mercado se torna menos competitivo e as parcerias e os resultados acabam sendo reais e dignos para todos”, comentou Vinícius Luz, gestor de viagens da Unilever.

O 4º Fórum de Gestão de Viagens teve início com uma palestra O poder da estratégia competitiva no Turismo: o que fazer para melhorar resultados, de Paulo Alves Jr., consultor e empresário, que mostrou à plateia a importância de estar sempre olhando para o futuro, planejando e entendendo pelas demandas que serão geradas. “Você do permanecerá, se permanecer aprendendo”, citou como exemplo a frase de Tomas Friedman, jornalista do New Yok Times.

Além de Tanabe e Luz, participou do Fórum Carolina Gaete, gerente comercial corporativo da Gol Linhas Aéreas.

Serviço
festivaljpa.com.br

* A reportagem do Hôtelier News viaja à Paraíba a convite do Festival JPA.