Além de estandes de negócios e de exposições, essa edição da Equipotel é a primeira a receber a maratona Archathon, que reúne profissionais da Arquitetura e do Design para desenvolverem um projeto que, nesta edição, replica o formato da suíte presidencial do Sheraton São Paulo, com 300m².

De acordo com Anna Rafaela Bonifácio, sócia diretora da empresa, a Maratona está em sua décima edição, já tendo percorrido diversas regiões do Brasil. Sua aparição na feira, contudo, tem um "quê" de diferente, porque é a primeira vez que a maratona acontece dentro de um evento como o da Equipotel.

A competição reúne vinte e quatro profissionais com até cinco anos de formado em Arquitetura ou Design de Interiores. São quatro dias de maratona, em que foram feitas reflexões sobre a cena atual das duas áreas de atuação, assim como ideias e soluções criativas que vêm desenhando a tendência mundial da arquitetura e do design.

Divididos em grupos de três, os participantes deviam conduzir um trabalho alinhado à temática escolhida para essa edição: imprimir no projeto o jeito brasileiro de receber. São menos de 24 horas para elaborar o projeto, em que os participantes contam também com a ajuda de mentores e profissionais reconhecidos na área.

Para Anna, a maratona abre um canal importante com jovens que estão entrando ou se consolidando no mercado. “É uma grande oportunidade porque estimula a criatividade e a originalidade, além disso nos permite conhecer uma variedade de visões e ideias”, conlui. 

Oito trios finalistas foram avaliados hoje (14) por uma Comissão Julgadora. A criatividade, funcionalidade e atendimento ao briffing foram alguns dos requisitos analisados, que por fim levaram à premiação de Carol Baltror (33), Felipe Calazans (25) e Raphael Lopes (32), todos da empresa Arc Studio, que conta com a administração e gestão de Roberta Cirando. Os três vencedores ganharam uma viagem para Paris.

* Foto de capa: divulgação/Equipotel