* Notícia alterada em 06/09/2017

Atuar de maneira colaborativa, tanto dentro da companhia como junto a seus concorrentes no intuito de fortalecer o mercado. Dessa maneira, executivas de quatro empresas falaram a respeito da postura ideal do profissional de vendas no cenário da hotelaria atual. A palestra encerrou a parte da manhã do Encontro Comercial Fohb, em São Paulo, e contou com as participações de Patricia Bibiano, do grupo Slaviero, Viviane Camargo, da Mabu Hotéis, Fernanda Caleja, da rede Othon, e Claudia Consiglio, que atua na AccorHotels.

Alternando suas falas, as palestrantes, todas atuantes no departamento de Vendas de suas empresas, destacaram o papel fundamental que a comunicação tem para a prosperidade do negócio hoteleiro. De acordo com elas, colaborar de forma inteligente é fortalecer o setor e é dessa maneira que as empresas precisam agir.

Com exemplos de comportamento, encenados pela aquipe de apoio do evento, o painel mostrou caricaturas do comportamento dos vendedores e de como tais posturas atrapalham na condução de um trabalho consistente.

Voltanto ao ponto principal da palestra, as participantes voltaram a exaltar a postura colaborativa que precisa ser praxe em mais de um aspecto. O comportamento, segundo apontou o painel, precisa estar presente na esfera interna, com diálogos entre equipes operacional e comercial, e externa, fazendo com que equipes de hotéis concorrentes possam trocar informações entre si. Com esse intercâmbio de práticas alcançar o patamar de satisfação fica mais fácil e simples, segundo o raciocínio delas.

** Foto de capa: Filip Calixto