De Florianópolis, SC*


Palestrantes do THOR (Turismo e Hotelaria Recebem)
(foto: Juliana Bellegard)

O último dia de Encatho & Exprotel, que acontece em Florianópolis nesta semana, começou com uma novidade: o THOR (Turismo & Hotelaria Recebe), que traz a academia para dentro do evento. Realizada em parceria com o IFSC e a Estácio Florianópolis, a série de palestras traz os professores Tiago Savi Mondo, do IFSC, Flavio Ceci, da Unisul e Henrique Otte, da Estácio.

O mundo mágico da análise de emoções e sentimentos online foi o tema da primeira palestra, ministrada pelos professores da Unisul e do IFSC. Eles apresentaram sua pesquisa de um modelo de mensuração de qualidade de serviços do turismo – chamado Tourqual -, que conta com seis dimensões: acesso, ambiente, segurança, elemento humano, qualidade técnica e experiência. A análise destes índices é feita por meio de opiniões online e offline.

Professor Tiago Mondo destacou a importância de se monitorar os comentários feitos pelos clientes. "Dentro do turismo, é preciso entender que a internet é uma parceira para segmentar o seu público e para nortear as melhorias que podem ser feitas em seu meio de hospedagem", definiu. "O consumidor está no comando. Antes, precisávamos buscar as opiniões dos clientes. Agora, temos acesso a estas informações pelo Facebook, Twitter, TripAdvisor", completou.

Complementando a fala de Mondo, o Professor Flavio Ceci falou sobre o trabalho de análise de sentimentos do consumidor, seja por meio de um profissional ou com ajuda de um software. Isso pode trazer benefícios para a hotelaria com indicadores mais produtivos para o trabalho dos gestores. Por meio desta análise, é possível tomar decisões mais focadas. "Tecnologia é obrigação. Daqui mais ou menos cinco anos, até a utilização de um gestor online de canais não vai ser mais tendência, mas sim obrigação", finalizou Mondo.

Tecnologia e inovação
"A maioria de nós faz de tudo para evitar estar errado. Mas e se fazer isso for errado?" – o Professor Henrique Otte, da Estácio Florianópolis, começou sua fala com esta provocação, justificando a necessidade de arriscar-se, pensar fora da caixa. Colocando que a inovação exige um espírito empreendedor, o professor explicou: "O turismo e a hotelaria são segmentos extremamante empreendedores". 

Falando especificamente sobre Santa Catarina, o palestrante aponta o Estado como o mais empreendedor. "Há muitas empresas fechando aqui. E é assim mesmo, as pessoas abrem um, dois negócios, e encerram não porque faliram a companhia, mas porque mudaram de ideia, pensaram em algo mais interessante", definiu ele. "Anualmente, temos 15% de novas empresas em SC, e estamos falando de start ups. É uma empresa que começa pequena e ganha escala rápido", definiu.

"A tecnologia é um dos motores de propulsão da sociedade, está aí para ajudar vocês, empresários. É preciso sair deste papel de vítima da tecnologia, e passar a ser demandante dela. Ela não existe sem vocês", finaliza ele.

Serviço
www.encatho.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Florianópolis a convite da ABIH-SC