De Florianópolis, Santa Catarina*

Representantes e autoridades durante a execução do Hino Nacional
na cerimônia de abertura da Encatho & Exprotel em Florianópolis
(fotos: Peter Kutuchian)

Foi aberta oficialmente na noite de hoje (9) no Centrosul, em Florianópolis, Santa Catarina, o 30º Encatho & Exprotel, que vai até a sexta-feira (11) com o tema Novidades e Tendências para o Mercado Hoteleiro. Organizado pela seção catarinense da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), a cerimônia de abertura contou com representantes das principais autoridades do Estado. 

Com a presença de mais de 200 pessoas, o evento começou com o discurso do presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti. Ele disse que o mundo e, consequentemente, o hóspede mudaram, e que a hotelaria precisa acompanhar as mudanças que estão ocorrendo. "Precisamos, mais do que nunca, de hoteleiros profissionais", salientou. Finalizando sua fala, Vailatti mencionou o seguinte: "Existem duas virtudes que considero as principais em um ser humano: o reconhecimento e a gratidão". Baseado em seu speech, ele convidou Marcos Hardt, diretor de Planejamento e Operações da ABIH-SC para subir ao palco e receber uma placa de homenagem.

Na sequencia, Dilson Jatahy, presidente da ABIH Nacional, foi convidado para fazer seu discurso. "Quero iniciar minha fala parabenizando o presidente Osmar pela coragem e determinação na realização deste encontro, que já aparenta ter alcançado seu êxito". Além disso, o executivo enfatizou a importância do turismo para o País: "o turismo é o que fará esta nação crescer". Ainda sob o mesmo tom, Jatahy afirmou que a carga tributária dos hotéis continuam em patamares altos, inviabilizando a operação de muitos meios de hospedagem. "Pagamos mais de 40% em tributos, algo que os hotéis de outros países como a Argentina não pagam. Lá não existe esta taxação para a hospedagem do público internacional", mencionou. O presidente da ABIH Nacional voltou a criticar a postura do governo em ainda não taxar as plataformas digitais que intermediam a hospedagem alternativa. "Já está na hora de equiparar os tributos entre todos e parar de beneficiar apenas uma parcela do mercado", finalizou.

Mais homenagens aconteceram durante a cerimônia de abertura. O staff da ABIH-SC formado pelas simpáticas Juliana Bossi, Lara Perdigão e Lucia Biazus receberam as placas das mãos da presidência da ABIH-SC. Depois foi a vez de dois hoteleiros, Marlene Paludo, proprietária do Itá Thermas Resort & Spa, e Ivan Cascaes, diretor do Rio do Rastro Eco Resort, que fez uma importante colocação: "é preciso amar o que se faz e deixar um legado para a comunidade". Ao final, homenageou-se também a empresa Harus pela sua participação efusiva na maioria das edições do Encatho.

Leonel Pavan, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esportes, fez sua participação na abertura do Encatho ressaltando a importância do turismo para o Estado de Santa Catarina e disse que dos 295 municípios catarinenses, 251 fazem parte do novo mapa turístico do destino sulista. "Isso demonstra que é possível trabalhar com o turismo de forma regionalizada e descentralizada. Temos muitos projetos em andamento e ainda neste mês iremos lançar o produto O Sul é meu Destino, que une os três Estados desta região. Além disso, iremos lançar o maior Centro de Convenções da região", revelou o secretário.

Após os discursos e homenagens, as autoridades fizeram o tradicional corte de faixa e na sequencia os participantes aproveitaram o coquetel, onde foram servidas cervejas artesanais e comidinhas diferenciadas.

Veja algumas imagens da cerimômia de abertura na galeria abaixo.

Serviço
encatho.com.br

 

* A reportagem do Hôtelier News viaja a Santa Catarina a convite da ABIH-SC e do Novotel Florianópolis.