Hoteleiros e profissionais do segmento, participantes da 1ª turma do HRCM
(fotos: Hugo Massahiro Okada)

Prover os profissionais da hotelaria de informações e procedimentos corretos na hora de ocorrências inesperadas como furtos, agressões e sinistros em hotéis foi o principal foco do 1º HRCM – Hotel Risk & Crisis Management, um curso que nasceu da iniciativa de Peter Kutuchian, publisher do Hôtelier News; de Otávio Novo, especialista em prevenção e gestão de crises em empresas e Inbal Blanc, especialista em segurança. O módulo, apresentado desde ontem (22) e encerrado hoje (23) no hotel Tryp Higienópolis, em São Paulo, teve suas inscrições esgotadas em pouco tempo.

Entre os participantes, profissionais do segmento e de outros departamentos de hotéis e companhias hoteleiras que buscaram no conteúdo, a elucidação para temas que não tinham – até agora – representação em cursos específicos para a hotelaria.

"Achei excelente, abriu meus olhos para os riscos dentro do complexo em que eu atuo hoje. É importante porque lidamos com essas possibilidades o tempo todo e devemos nos antecipar a qualquer tipo de ocorrência, para que, quando ocorra, saibamos como lidar com isso sem prejudicar a imagem do empreendimento", disse  Valmir Rocha, gerente de hospedagem do Mavsa Resort, em Cesário Lange, interior de São Paulo.



Otávio Novo, Inbal Blanc e Peter Kutuchian, idealizadores do curso

Para Vinícius Clímaco, controller do Blue Tree Faria Lima, o curso surpreendeu pelo tema, pouco difundido pelo mercado. "O Inbal e o Otávio utilizaram de uma dinâmica muito simples e fácil de entender. O curso foi esclarecedor e está no caminho certo para novas edições".

"Minhas impressões sobre o curso foram muito boas. Estava faltando alguém da hotelaria que se manifestasse e promovesse um treinamento como esse para que os profissionais aprendam sobre como proceder em situações que podem se apresentar no dia a dia dos hotéis", diz Elissandra Nascimento, da rede de hotéis Transamérica. "Um dos pontos principais trabalhados aqui foi o compartilhamento de informações. É importante não centralizar, trabalhar em equipe, repassando sempre as ocorrências para que todos tenham consciência de que elas não acontecem somente com os outros e que sim, elas não são apenas suposições. Muitas coisas acontecem na realidade, é equívoco achar que só fica no papel", complementa.

Novo movimento na hotelaria
"Acho que o resultado foi positivo, percebi logo de cara o envolvimento de pessoas de diferentes áreas da hotelaria – Marketing, direção, operação – isso demonstra que as pessoas estão entendendo mais que a questão da segurança, da gestão de riscos e gestão de crises é estratégica em todas as funções. As pessoas que estão aqui hoje são desbravadoras de um novo movimento que se tornará cada vez mais forte e tomará conta do nosso setor. Isso é uma tendência mundial e treinamentos como esses que discutem práticas para os hotéis estão cada vez mais demandados e as próximas edições serão certamente um sucesso", afirma Otávio Novo, palestrante do curso.

Inbal Blanc também enxerga a realização do curso de forma positiva. "A iniciativa do Hôtelier News em parceria comigo e com o Otávio Novo, proporciona a gestão de crises e sua prevenção, criando um diferencial mercadológico e a redução de perdas. É importante que seja o primeiro de muitos e que os participantes saibam aplicar os conhecimentos em seus hotéis e companhias", opina o especialista.

"Ainda não vimos as avaliações, mas pelo feedback que recebemos, o curso foi aprovado. É muito importante que os hotéis agreguem esse conhecimento ao seu cotidiano. Se uma brigada de incêndio sempre promove reciclagens e treinamentos ao longo do ano, também os hoteleiros devem passar por treinamentos de gestão de crises também, para no caso de ocorrência, saberem como proceder. Lançamos o curso e acreditamos que se tornará uma tendência, tal como aconteceu com o nosso curso de revenue management, o RM Now, sempre com sala cheia e conteúdos relevantes", declara Peter Kutuchian, idealizador do curso. Confira mais fotos abaixo.