O destino oferece inúmeras opções de atividades esportivas
(fotos:divulgação/ Turismo Huilo Huilo)

No meio dos Andes Patagônicos do Sul do Chile, no núcleo da Eco-região Valdiviana no município de Panguipulli, se encontra Huilo Huilo, uma reserva biológica localizada no coração da Selva Patagônica. Com cerca de 1 mil hectares de exuberante natureza e diversidade de fauna e flora endêmica, a região oferece uma experiência horizontal para os turistas entre o meio ambiente.

Quedas de água com mais de 50 metros de altura, montanhas com mata úmida, praias virgens e lagos ilustram uma paisagem onde o verde é preponderante. A fim de interferir o mínimo possivel no convívio com uma natureza imponente, os hotéis da reserva foram construídos para serem parte da floresta, encantando os turistas com sua elegante simplicidade. 

Aberto durante todo o ano, a reserva Huilo Huilo apresenta inúmeras atividades de aventura que podem ser realizadas por adultos e crianças como: tirolesa, cavalgadas, trilhas diurnas e noturnas, canopy, rafting, pesca esportiva e passeios de bike.

O período de chuvas invernais restringe algumas opções de recreação, porém, como um legítimo parque ao ar livre, a região apresenta outras possibilidades de diversão, como o famoso trekking à Pedra do Encanto, que consiste em duas horas de subida até uma incrível vista dos vulcões de Villarrica, Mocho-Choshuenco, Lanín, além do lago Pirihueico.

O destino ainda possui atrações que resgatam a história da região, como o Museu dos Vulcões, que reúne uma ampla mostra arqueológica de diferentes culturas que habitaram do Norte até Sul do Chile, com ênfase na cultura Pitren e Mapuche, já que são culturas originárias da região.

Um trajeto místico através do Bosque Úmido Temperado encaminha os visitantes para lugares que foram refúgio dos povos originários desde os tempos imemoráveis, nos seus contínuos deslocamentos pelos Andes entre Chile e Argentina.

É possível chegar ao destino por meio de um traslado que pode ser acessado em Valdivia ou em Temuco. Ou por meio de linhas de ônibus locais, que vão em direção a Neltume e passam pela reserva.

Serviço
www.huilohuilo.com