Técnicas que agilizam a produção, o preparo e a entrega são os principais temas abordados

Com o intuito de ampliar o debate sobre a área de Alimentos & Bebidas (A&B) dentro da estratégia operacional na hotelaria, o Hôtelier News se uniu ao Sindal (Sindicato da Indústria de Equipamentos para Cozinhas Profissionais e Food Service de São Paulo) para promover o evento Hotel Gourmet Learning. O encontro, programado para o próximo dia 28, será realizado no Senac Aclimação, em São Paulo, das 8h30 às 13h30. As inscrições estão abertas (informações no final da matéria). 

Com curadoria de Marcelo Traldi, professor dos cursos de Gastronomia, Hotelaria e Nutrição do Senac São Paulo, o evento tem como mote o tema "Tecnologia X Lucratividade. Por meio de painéis e a apresentação de cases de sucesso, o encontro mostrará  como a tecnologia pode ser uma importante aliada do departamento de A&B. 

Hotel Gourmet Learning: idealização

Segundo Peter Kutuchian, fundador e CEO do Hotelier News, criar um evento específico para o segmento era um desejo antigo. "A ideia surgiu da necessidade que sentíamos de entregar para o mercado um conteúdo focado na área”, explica Kutuchian. “Vi na criação do evento uma oportunidade para trazer as novidades do mercado aos profissionais do setor”, acrescenta Maurício Costa, diretor de Novos Negócios e Relacionamento do Hotelier News.

Para o CEO do Hotelier News, a realização do encontro é mais do que oportuna. É também uma forma de ajudar a garantir o melhor serviço em um setor estratégico para os hotéis, cuja relevância se reflete na satisfação do hóspede e nos reviews deixados na internet. 

“Um dos grandes gargalos na operação da hotelaria é o departamento de A&B. Existe muita dificuldade em geri-lo, desde a implementação de uma cozinha à elaboração de um cardápio", avalia Kutuchian. "Queremos levar mais conhecimentos para os meios de hospedagem, independentemente do porte, para que melhorem a operação e aumentem a lucratividade", completa.

Custos versus tecnologia será um tema central do evento. Até onde a segunda pode auxiliar os hoteleiros a reduzir seus gastos? "Atualmente, todo mercado pensa em diminuir custos. Como fazer isso mantendo uma boa entrega ao hóspede? Existem tecnologias e ferramentas capazes de entregar um prato com custos mais baixos, sem perder o sabor e a qualidade”, afirma Kutuchian. 

Gastronomia olímpica

A escolha de Marcelo Traldi para a curadoria do encontro foi óbvia, segundo Kutuchian. "Trata-se de um profissional que formou um grande número de profissionais renomados. Além disso, tem amplo conhecimento sobre todas as atividades da área de A&B”, afirma. “É ainda bastante conhecido pela experiência marcante como responsável pela alimentação de todos os esportistas da Rio 2016", completa.

Marcelo Traldi, que já foi tema de um especial no Hotelier News, trará nomes importantes para o evento. Entre os palestrantes confirmados estão:

– Dijalma Boa Sorte, chef executivo do Grande Hotel São Pedro; 
– Klaus Vidrik, mestre em Hospitalidade com foco em Gestão em Alimentação; 
– Marcio Shimada, consultor gastronômico no Hirota Supermercados; 
– Ivan Achkar, chef de cozinha; 
– Rafael Cunha, especialista de mercado Food Service com ênfase em gestão; 
– Renata Zambon, professora do Centro Universitário Senac.

"Na seleção dos palestrantes, optei por profissionais que trouxessem vivência na utilização de tecnologias e cases atuais para compartilhar. Também escolhi aqueles que trazem em sua trajetória  profissional o desenvolvimento de novos negócios", afirma Traldi. "Acredito que o evento ajudará a difundir novos conhecimentos e práticas, além de tirar o preconceito que as pessoas ainda têm com novas tecnologias na área de A&B. Essas ferramentas podem ser muito úteis para ganhos de eficiência de processos", finaliza.

Para mais informações, acesse www.hotelgourmet.com.br. As inscrições podem ser feitas no https://goo.gl/Lvt7Qd.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian