Unanimidade dos hotéis votou pelo fim da parceria com a Decolar
(foto: Pixabay / Teriashi)

Queixando-se de altas margens de comissionamento, a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) ratificou o rompimento de relações comerciais com a OTA Decolar. O diálogo entre as duas partes já vinha arrastando-se há 15 dias, quando a representante hoteleira anunciou um boicote à, até então, parceira. A decisão de parar de trabalhar em conjunto foi tomada na manhã de hoje (20), durante reunião da associação – representante de 80 gupos hoteleiros participaram da assembleia.

O boicote à OTA teve início na abertura de julho, quando dezenas de hotéis fecharam seus canais de vendas com a Decolar após a empresa aumentar o comissionamento para margens que ultrapassam 20%. Na ocasião, a Decolar não posisionou-se sobre o fato. 

A representante hoteleira alega que, entre o início do boicote e o rompimento de fato, tentou, sem sucesso, negociar alternativas ao reajuste, que chamou de unilateral. Segundo dados da associação, o rompimento é endossado por 90% da oferta de leitos da cidade.

A reunião que selou a separação também recebeu representantes de destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro, que cogitaram abraçar a causa da hotelaria carioca. Municípios como Niterói, Búzios, Cabo Frio, Petrópolis e Teresópolis enviaram representantes.

Salvador
Longe dali, mas também famoso entre os destinos brasileiros, Salvador sinalizou postura parecida. Hoteleiros da capital baiana, em evento também realizado nesta quarta-feira (20), decidiram boicotar a mesma Decolar.com. 

Segundo a ABIH baiana, a medida vale por tempo indeterminado e também reclamam sobre o comissionamento que, no destino nordestino, chega a 22%. 

"O mercado de Salvador está em crise. Não temos como repassar este aumento. Daí nossa decisão de fechar as reservas para a Decolar até que a empresa volte atrás", dispara Glicério Lemos, presidente da ABIH-BA. 

Com a decisão, pelos menos 40 hotéis de médio e grande portes deixam de trabalhar com a Decolar. Unidades de empresas como Accor, Iberostar, Express Hotéis, Sol Express, Rede Othon, Vila Galé, Grupo Catussaba e Deville participam do levante. A ABIH-BA analisa estender o boicote a outras agências online de intermediação de venda de produtos turísticos.

Serviço
www.riodejaneirohotel.com.br
abihbahia.org.br