De San Francisco, (EUA)*

 
 
A primeira atividade dos integrantes do Hit the Road 2012 na manhã desta terça-feira (01) foi caminhar, após o café da manhã numa Starbucks, até a sede da Hotwire, uma das maiores OTA’s (Online Travel Agency) norte-americanas, que trabalha num chamado sistema opaco. O projeto funciona assim: não divulgando os nomes dos produtos, o cliente compra meio às escuras, sabendo apenas a qualificação do hotel e o bairro onde está inserido.

Alguns dos roaders caminhando em direção
da sede da Hotwire, nas “streets of San Francisco”
(fotos: Peter Kutuchian)

 
O escritório da Hotwire fica em frente ao Transamerica Building
 
Instalados na confortável sala de reuniões da Hotwire, os roaders foram apresentados primeiramente ao comitê executivo do site Travel-Ticker, pertencente à Expedia, da qual a Hotwire também faz parte.
 
Orr Shakked, diretor de Desenvolvimento de Negócios, L. Jasmine Kim, vice-presidente e gerente geral, e Sandy Johnson, diretora sênior de Vendas, explicaram do que se trata a Travel-Ticker. “Começamos a companhia em 2006 enviando uma newsletter semanal para milhares de clientes com ofertas de turismo. Com o tempo fomos customizando o envio, com base nas preferências de viagem deles”, comentou Shakked.
 

Grupo dos roaders 2012 na porta da sede da Hotwire
 
Em 2008, criaram o site, que começou quase que imediatamente a receber a visita de mais de 3,5 milhões de usuários que faziam parte dos 11 milhões de assinantes da newsletter.
 
“Nosso maior diferencial é que não fazemos nenhuma intermediação de negócios, nosso ganho é oriundo da publicidade que os hotéis fazem. Todos os cliques são direcionados diretamente aos empreendimentos, sejam eles meios de hospedagem, cruzeiros ou companhias aéreas”, explicou Jasmine.
 
Além disso, as ofertas têm um prazo determinado de validade, de acordo com o destino escolhido pelos clientes, que são na maioria do mercado norte-americano e do segmento de lazer.
 
Grupo reunido na sede da Hotwire, empresa da Expedia
 
Logo após a apresentação da Travel-Ticker, foi a vez da equipe da Hotwire explicar o funcionamento de um dos sites opacos mais famosos dos Estados Unidos, que comercializa mais de US$ 1 bilhão de estadas, passagens aéreas e locações de automóveis, anualmente.
 
Evan Klimczak, gerente de Mercados Emergentes e Desenvolvimento de Produto, iniciou a apresentação. “As vantagens de se trabalhar com o site opaco são muitas, mas destacamos algumas, como por exemplo o fato de o cliente e o concorrente não ficarem sabendo quem pratica qual tarifa. Além disso, o hotel pode recuperar a perda de um cancelamento repentino de um grupo com uma venda ‘last minute'”, disse o executivo.
 
Outro ponto importante é a geração de estadas em hotéis que tiveram a troca de bandeira, reforma ou até mesmo uma abertura.
Além disso, em baixas estações, o hotel pode publicar as tarifas mas sem expor seu produto.
 

Evan Klimczak e sua equipe explicam as vantagens para
o hotel que trabalha com a Hotwire
 
“A grande vantagem porém é que o valor das reservas não é devolvido para o cliente em caso de cancelamento. Como elas têm um valor diferenciado, tornam-se automaticamente nonrefundables“, finalizou Klimczak.
 
O Hit the Road está em sua terceira edição e é uma idealização de Tárik Potthoff, CEO da Pmweb Responsys. O evento deste ano conta com o patrocínio da Peixe Urbano, Bematech CM Net, apoio internacional do sistema de Revenue Management Ideas e ViaLandauto, apoio institucional do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Resorts Brasil, seguro da GTA (Global Travel Assistance) e organização pela Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços.  
(Peter Kutuchian)

Serviço
 
* O publisher do Hôtelier News viaja para os Estados Unidos a convite da Pmweb Responsys.