De San Francisco, (EUA)*
 
 
O primeiro dia de conteúdo educativo do Hit the Road 2012 aconteceu na sala Stanford do hotel Westin San Francisco e teve participação da IdeaS, empresa que comercializa um dos sistemas de Revenue Management mais utilizados no mundo, por empresas ligadas ao setor da hospitalidade.
 

Garth Peterson inicia os trabalhos da segunda-feira (30)
(fotos: Peter Kutuchian)
 
Garth Peterson, diretor regional de Vendas, iniciou as palestras falando sobre Pricing e discorrendo sobre a importância da segmentação e da variante tarifária. “É preciso estar atento ao tipo de hóspede que vem para o seu hotel, saber distingui-lo e aplicar um valor de tarifa condizente com a sua necessidade e expectativa”, relevou o executivo.
 
Outro ponto abordado por Peterson foi sobre a visão anual e não apenas diária que o hoteleiro precisa ter. “Se trabalharmos com uma tarifa sem descontos em uma terça-feira, por exemplo, e conseguirmos melhorar a receita em alguns dólares a mais, o ganho anual poderá ser muito representativo, pois o número de terças-feiras num ano é de 52”, refletiu.
 
E finalizou: “O Brasil concentra mercados com alta demanda. Essa situação é altamente favorável para a aplicação de Pricing. Quanto maior a demanda, maior a possibilidade de ganhos”.
 
Peter Chenoweth, diretor regional de RM da Kimpton Hotels
 
Na segunda palestra do dia, Peter Chenoweth, diretor regional de Revenue Management da Kimpton Hotels, fez uma breve apresentação da rede hoteleira, a primeira a ser de categoria butique dos Estados Unidos e que conta atualmente com 59 hotéis e cerca de 10,2 mil quartos no país. “Estamos muito orgulhosos por sermos a 16ª melhor empresa para se trabalhar nos Estados Unidos, de acordo com a revista Fortune, e a única do ramo de hospitalidade”, disse o executivo.
 
Chenoweth deu importantes dicas, revelando também os percentuais de distribuição da rede: 31,7% das reservas são feitas diretamente nas propriedades Kimpton; 22,1% vêm pelos sites de terceiros; 17,6% são provenientes dos GDS; 16,6% acontecem pelo call center e 11,7% vêm das OTAs.
 
“Para podermos fazer um bom trabalho e ter nossas receitas potencializadas, é preciso estar conectados e integrados o tempo todo. Além disso, é preciso ter um sistema de RM que possa nos prover da integração total com os preços dos concorrentes”, salientou.
 
Sobre a estratégia de RM, o executivo mencionou que é muito importante analisar todos os períodos numa totalidade e não apenas os de maior demanda. “Olhar, analisar e entender todos os períodos para poder tirar o melhor proveito deles, potencializando a receita”, concluiu.
 

Digna Martinez, consultora sênior de Hospitalidade
 
Na última etapa dos trabalhos do dia, Digna Martinez, consultora sênior de Hospitalidade, apresentou um vídeo educativo e introdutório do conceito de RM, com vários exemplos e exercícios conceituais. “O conceito de RM é como um iPad, tem lógica intuitiva”, proferiu a executiva.
 
Durante a apresentação de Digna, houve momentos de debate e discussão sobre o conceito de RM, permitindo aos presentes a troca de informações.
 

Paulo Mentone, diretor comercial do Beach Park
 
No final do dia, Paulo Mentone, diretor Comercial do Beach Park, fez um relato de como foi a implementação do conceito de RM dentro do resort. “Levamos dois anos para chegar ao início do processo. Os primeiros seis meses serviram para a implantação do conceito, o mesmo período depois para criarmos a dinâmica tarifária, passando essa novidade para os clientes e acompanhando o processo nesse primeiro ano. Podemos dizer que está sendo muito válido e que as decisões tomadas agora têm embasamento técnico e respeito pelos profissionais que atuam no empreendimento”, discorreu Mentone.
 
O Hit the Road está em sua terceira edição e é uma idealização de Tárik Potthoff, CEO da Pmweb Responsys. O evento deste ano conta com o patrocínio da Peixe Urbano, Bematech CM Net, apoio internacional do sistema de Revenue Management Ideas e ViaLandauto, apoio institucional do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Resorts Brasil, seguro da GTA (Global Travel Assistance) e organização pela Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços.
(Peter Kutuchian)

Serviço
 
* O publisher do Hôtelier News viaja para os Estados Unidos a convite da Pmweb Responsys.