Rogério Martins, diretor do Hotel Gran Roca
(foto: Filip Calixto)

Tradicional meio de hospedagem de Atibaia, o Hotel Gran Roca – no passado conhecido como Hotel Estância Lynce – não passou ao largo do momento de turbulência econômica que alcançou algumas atividades no País. O empreendimento viu sua frequência de hospedagem baixar mas voltou seus esforços para um movimento que tem surtido efeito: a captação de eventos corporativos e sociais. De acordo com a diretoria do meio de hospedagem, hoje a participação do centro de convenções na geração de receita do estabelecimento é crucial na performance mensal.

"Nos últimos meses, a média de ocupação dos quartos não passa de 50%", comenta Rogério Martins, diretor Comercial do grupo que controla também o Estação Atibaia – espaço localizado na mesma cidade e que tem repetido agenda cheia para realizar diversos tipos de eventos sociais; inclusive nos últimos dias recebeu o Bier Fest. "O final de semana é o período que temos melhor ocupação nos quartos do hotel e na semana a movimentação é inferior", esclarece.

O movimento de melhora no final de semana está intimamente ligado à proximidade da cidade com são Paulo e ao apelo turístico do destino, mas ainda assim não serve para preencher todos os quartos. A realidade de boas notícias está nas atividades de segunda à sexta-feira, quando empresas de cidades vizinhas usufruem do centro de eventos. 

"Essa é a parte das oportunidades que chegam junto com a crise. Algumas empresas diminuem os custos com conferências e escolhem permanecer na região, ocupando assim os alguns hotéis", afirma. 

Com esse cenário delineado, Martins sugere a união de empresas e hotéis menores para estabelecer uma rotina de encontros corporativos no destino. "Acredito na força do conjunto. Em algumas conversas com empresários da região surgiu a ideia de criar um grupo de hotéis menores que se ajudam oferecendo estrutura de hospedagem e eventos para essas corporações que a gente sabe que estão aqui", teoriza assegurando que essa pode ser a saída mais benéfica para a classe como um todo.

"Meu concorrente não é o outro hotel. É outra cidade vizinha que está se estruturande e levando a empresa que podia ser minha cliente para lá. Devemos pensa rnesse sentido e nos estruturar", resume.

Serviço
www.granroca.com.br