O MTur (Ministério do Turismo) também está contemplado no Programa Agora, é Avançar, lançado ontem (9) por Michel Temer, presidente da República, em Brasília. Ao todo, 22 obras de infraestrutura da pasta serão atendidas pela iniciativa com o aporte de R$ 736,3 milhões até 2018. Os recursos, segundo informou o ministério, não estão sujeitos ao contingenciamento do orçamento do governo.

Todas as obras contempladas no planejamento estão sob responsabilidade da pasta e cinco delas preveem a reforma ou construção de centros de convenções. As cidades de Natal (RN), São Paulo (SP), Balneário Camboriú (SC), Aracajú (SE) e Salvador (BA) serão as beneficiadas e devem melhorar sua capacidade para receber congressos e eventos, movimentando o Turismo de Negócios na região. De acordo com levantamento da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Eventos), o Brasil continua sendo o país da América do Sul que mais sediou eventos – 244 no continente.

"O governo federal dá um importante passo para gerar empregos, renda e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. A retomada de importantes obras de infraestrutura turística irá impactar no turismo do país, atraindo mais turistas e melhorando a experiência nos destinos. Acredito que em breve colheremos os bons resultados desse investimento tanto no turismo de negócios como também no de lazer", afirmou Marx Beltrão, ministro do Turismo.

As obras contemplam ainda a duplicação e restauração de rodovias que levam a destinos turísticos bem como sinalizações turísticas. Além disso, a construção da Fábrica do Samba e do Autódromo de Interlagos, ambos em São Paulo, também fazem parte do Programa e receberão prioridade para conclusão.

O programa
O objetivo do programa é retomar a execução de mais de 7.439 mil obras de infraestrutura que estão paradas em todo o Brasil. Para isso serão investidos R$ 130,97 bilhões até o próximo ano, recursos do Orçamento Geral da União, do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e de empresas estatais. Além das obras contratadas com o Ministério do Turismo, outros projetos têm forte impacto no setor, como os investimentos em 43 aeroportos e 11 portos.

* Foto de capa: divulgação/Na mídia Comunicação