Gabriela Otto
(foto: arquivo pessoal)

Em 2016, não deixe o sol te pegar na cama.

Mantendo a tradição de alguns anos, a mensagem de ano novo é de algum texto que me inspira. 

A frase acima foi dita por José Ermírio de Moraes, nascido dia 21 de janeiro de 1900 em Nazaré da Mata em Pernambuco, e merece nossa leitura.

Além de ser o homem por trás do Grupo Votorantim (empresa que completa 97 anos em 2016), José foi senador, pai de Antônio Ermírio de Moraes, e um homem de negócios notável. Viveu até 1973, e um de seus discursos foi lembrado pelo bisneto no projeto Memória Votorantim. 

Seguem alguns trechos para inspirar nosso Ano Novo:

Sobre Trabalho…

Estudos realizados em muitos países demonstram que o trabalho é um incentivo à vida. Se alguém sente-se cansado, talvez seja porque esteja trabalhando em lugar errado, ou é demasiadamente 

ambicioso ou, então, a sua alimentação e bebida estão de forma inadequada.

Saber enfrentar com bravura as dificuldades valoriza e modela um caráter. 

Tanto quanto mais difícil a empreitada tanto melhor. É inegável, todavia, que se deve procurar exercer o trabalho em lugar que seja mais agradável e propício para cada um, dele participando com prazer.” 

Sobre o Brasil…

“O Brasil precisa ser amigo dos que nos oferecem essa mesma amizade. Com eles devemos cooperar na defesa dos ideais sadios e de uma ética de vida decente, que possa legar aos nossos descendentes uma existência razoável e digna, porém sem entregarmos a nação de maneira comprometedora, pois que ela pode e precisa ser um exemplo entre os povos civilizados.

Não podemos esperar que os outros venham nos dar aquilo que precisamos. Para o Brasil só tem uma salvação: é que cada brasileiro organize a sua vida, não imitando os maus costumes dos outros povos ou fazendo gastos ridículos, quando essas somas 

poderiam ser utilizadas em assuntos de grande aproveitamento para o País. É preciso adaptar ao nosso modo de viver o que os outros possuem de melhor, trabalhando com intensidade e aproveitando 

os conhecimentos e a experiência dos países civilizados para formar uma nação poderosa e digna do potencial que possuímos.”


(foto: wikipedia)

 

Sobre o próximo…

“Outra coisa que recomendo à vocês é que sempre contribuam para as instituições úteis ao país ou para os menos favorecidos na vida.

Dê de si, antes de pensar em si.”

Carta aos Filhos…

“A continuação de tudo isso depende de vocês na harmonia, na lealdade de uns para com os outros, e no interesse primordial de criarem os seus filhos dentro de um regime de humildade, de ensinamentos adequados, para que eles possam, no futuro, ser os continuadores dessa obra, em prol de cujo crescimento temos trabalhado arduamente há 45 anos.” 

Um 2016 corajoso e harmonioso para todos nós!

—–

Conheça outros textos inspiradores de anos passados:

2010 –  O Benefício do Fracasso e a Vantagem da Imaginação – J.K.Rowling

2011 – O Ter e o Ser – Victor Siaulys 

2012 – O que você quer ser quando crescer – Prof.Mário Cortella

2013 – Compromisso com o Bom Humor – Herb Kelleher

2014 – Encontre seu Sucesso em 2015 – Allain de Botton

** Gabriela é formada em Comunicação Social pela PUC/RS, Pós em Marketing pela ESPM e MBA Executivo pela FAAP/SP, além de inúmeros cursos de qualificação profissional, incluindo 2 certificações internacionais como Leadership Development Trainer e Business Impact Leadership Facilitator.

A profissional solidifica sua experiência com 20 anos de trajetória em Marketing Estratégico, Gestão Comercial e Desenvolvimento de Pessoas. Em sua trajetória profissional, tem experiências marcantes em empresas de grande porte como Caesar Park, InterContinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo a executiva responsável pela divisão América Latina nas duas últimas, o que lhe deu profundo conhecimento sobre o Mercado de Luxo.

Recentemente, aceitou o convite para ser a Presidente da HSMAI Brasil (Hospitality Sales and Marketing Association International), entidade sem fins lucrativos com mais de 80 anos, presente em 36 países e com mais de 7.000 associados. Seu foco é a educação e profissionalização de mercado através de eventos, certificações internacionais, webinars, artigos e whitepapers.

Principal palestrante sobre Turismo de Luxo do país, é Professora da Educacão Executiva da ESPM, Criadora de renomados cursos como “Gestão e Estratégias do Turismo de Luxo” e “Revenue Management e Distribuição Hoteleira”, Facilitadora para alta gestão na DDI World, Articulista de sites especializados em Hotelaria, Marketing e Mercado de Luxo, além de manter um renomado blog no seu segmento. 

Contato
www.gabrielaotto.com.br