O sol ilumina o Deville Prime Salvador, localizado na Praia de Itapuã e com infra de resort
(fotos: Peter Kutuchian)

Sou romântico. E o romantismo está diretamente ligado ao glamour, que é o seu principal coadjuvante. Ligando o romantismo à hotelaria, o glamour é a pura essência do negócio. A minha geração é assim. Dá valor para o clima, o astral e a atmosfera que só alguns hotéis podem oferecer. Nada contra a geração dos Millenials. Eles contribuem para a nossa própria reciclagem. São os filhos que vêm para ajudar a nos manter na crista da onda, acompanhar as tendências, trazer as novidades. Mas, quer me ver feliz? Deixe eu entrar em um meio de hospedagem que tenha em suas veias de cimento a história, a essência e a verdadeira hospitalidade. 

O contato humano é igualmente essencial. Mesmo que as tendências ainda apontem que no futuro seremos chipados – nesta semana saiu uma matéria que indivíduos serão implantados com um chip – a alma continuará clamando pela troca de olhares, fluídos e experiências.

Mas o que tudo isso tem a ver com o Deville Prime Salvador? Tudo. A começar da sua ligação com a própria história local, na Praia de Itapuã, onde o poeta, compositor, cantor e diplomata, Vinícius de Moraes mantinha uma casa – aliás, você pode ligar agora teu spotify ou apple music e por pra tocar Tarde em Itapuã, composta em parceria com Toquinho. Se você não conhece, vale a pena. O glamour e o clima fazem parte do astral do hotel, que tem uma das melhores localizações de Salvador para quem deseja ter uma hospedagem que não necessita estar o tempo todo na região central da capital baiana – na minha opinião, é a melhor localização de Salvador. 

Vistas espetaculares da Praia de Itapuã e ao fundo rumo ao centro de Salvador

O empreendimento está envolto por um terreno que lembra um campo de golfe e por uma mata que fica em volta de uma lagoa cheia de pássaros ao redor. Tem uma piscina ampla, pista de caminhada, academia digna de shopping center, kid’s club, churrasqueira, loja, quadras de tênis e vôlei, dois restaurantes e dois bares. Enfim uma estrutura completa e muito bonita. 

O edifício de oito pavimentos sobressai-se da paisagem plana. É a única edificação vertical e portanto suas 204 habitações contam com vistas únicas, que podem ser apreciadas das sacadas. Duas suítes ocupam o oitavo andar inteiro, mas não puderam ser visitadas por nossa reportagem por estarem ocupadas.

Nos quesitos atendimento, conforto e gastronomia, a hospedagem sorvida pelo Hôtelier News foi excelente. Ficamos num quarto categoria Luxo Superior, recém reformado e de tamanho confortável para duas pessoas. A sacada com a vista para a Praia de Itapuã e à cidade é espetacular. A luminosidade do céu, mar e terreno do hotel propiciou imagens e sensações que ficarão guardadas em meu HD “cortexiano”.

Comitê executivo do Deville Prime Salvador, liderado pelo gerente geral, Miguel Comandulli (à esquerda)

A gastronomia também agradou muito, seja pelo café da manhã, composto por inúmeros itens, inclusive os regionais, algo expectado quando se viaja para outros lugares, ou pelo capricho nas apresentações e nos sabores dos pratos oferecidos no almoço. Pra completar, o Bar Berimbau, no lobby, e o room service cercam as lacunas existentes entre as refeições.

Finalmente, o atendimento foi esmerado, principalmente nos restaurantes e na recepção, onde a simpatia do sorriso baiano se fez presente de forma natural e espontânea. 

Curta agora nos textos e galerias abaixo os detalhes da hospedagem e infraestrutura do Deville Prime Salvador, que conta com um outro diferencial importante: um Centro de Convenções com capacidade para 1.300 pessoas, um dos maiores do Nordeste.

Por Peter Kutuchian*

Centro de Convenções
O Centro de Convenções do Deville Prime Salvador foi ampliado em 2016. Uma nova ala foi construída e integrada a já existente desde a inauguração do hotel, no final dos anos 1980. Com o investimento a capacidade aumentou para 1.300 pessoas e que podem ser distribuídas dentre as 13 salas do hotel. A área construída chega a 1.800 metros quadrados.

Os três principais salões contam com pé-direito de 5,7 metros e quando unificados, podem atender até 700 pessoas. Com entrada independente, o novo Centro de Convenções conta com dois pavimentos, e é no segundo que está a interligação com o ambiente da primeira fase. 

Confira neste link o tamanho e capacidade de todos os espaços de eventos do Deville Prime Salvador e veja na galeria abaixo, algumas fotos que tiramos para esta matéria com mais informações.

Experiência de hospedagem
Ao todo são 206 habitações, divididas em duas categorias principais, Luxo e Luxo Superior. A diferença é que os de Luxo Superior estão reformados e ficam no sexto e sétimos andares. Nós ficamos num desses e percebemos a qualidade dos materiais utilizados nos quartos como móveis e enxovais.

Mesa de trabalho, poltrona, TV, cofre, ar condicionado e demais itens comuns no meio hoteleiro fazem parte das amenidades oferecidas. A decoração é clean e a madeira cria um ar nobre nos quartos. Um dos destaques fica com as vistas que alguns apartamentos oferecem por meio de suas sacadas. Quando fizer sua reserva pergunte qual a vista que você terá e escolha a que mira o Farol de Itapuã. Você não vai se arrepender.

Mais detalhes? Confira nas fotos abaixo:

Experiência de gastronomia
Cronologicamente, a primeira experiência gastronômica no Deville Prime Salvador foi no café da manhã. Descemos cedo para aproveitar a calmaria e também a de curtir o máximo possível as atrações da cidade.

Encontramos um buffet repleto de itens e ao começar a sessão de fotos, um hóspede se aproximou e disse com um sotaque norte-americano: "este é o melhor café da manhã da cidade. Conheço muitos hotéis aqui, mas o melhor é o Deville". Fomos conferir e ao final das fotos, escolhemos uma mesa na varanda olhando a área verde, repleta de pássaros. Gostamos de tudo e muito dos itens regionais como o amendoim e a banana cozidos, as tapiocas e bolos. 

Nossa experiência se prolongou para o almoço, onde provamos uma salada de entrada, um risoto de camarão como prato principal e um cheese cake de goiaba como sobremesa. Apresentação caprichada e sabores latentes.

Curtimos também uma porção de bruschettas no Bar Berimbau e um sanduíche frio de atum no quarto. Tudo que provamos demonstrou ter excelente qualidade e preparo.

O Deville Prime Salvador conta também com o restaurante e bar Saveiros, localizados na piscina. O restaurante é utilizado para ocasiões especiais e para eventos. Já o bar, este serve petiscos e drinques para os hóspedes que estão curtindo um sol no complexo aquático.

Confira as fotos da experiência gastronômica na galeria abaixo.

Serviço
deville.com.br

* A reportagem do Hôtelier News hospedou-se no Deville Prime Salvador à convite da Rede Deville.