Entre os dias 21 deste mês e 6 de novembro, unidades Sesc da capital, litoral e interior paulista colocam as mulheres no centro dos debates acerca do mercado turístico nacional. Durante o período acontece o Festival de Turismo Mulheres no Mapa que, entre outras atividades, revisitam obras e ideias de Hilda Hilst, Lina Bo Bardi, Tarsila do Amaral, Ema Klabin, Tomie Ohtake e outros nomes femininos com importância no segmento.

A programação conta com roteiros de excursões e passeios – entre eles, visitas a centros que guardam memórias da apropriação dos territórios pela população negra feminina –, intervenções artísticas e exibição de filmes e documentários seguida de bate-papo. As ações também incluem oficinas, palestras e rodas de conversa sobre questões variadas, como mulheres que viajam sozinhas e as protagonistas no desenvolvimento do turismo em suas comunidades, entre outras atividades que buscam compartilhar experiências e discutir os desafios da participação feminina nesse setor. 

A atividade endossa uma postura histórica do Sesc que busca levantar a bandeira de ações educacionais para refletir também o desenvolvimento do turismo no Brasil. 

A programação completa está disponível no site sescsp.org.br/mulheresnomapa

Serviço
sescsp.org.br