A aquisição da HomeAway – plataforma de aluguel de temporada ou hospedagem alternativa – pela Expedia no ano passado, lhe possibilitou acesso ao mesmo mercado crescente, liderado pela Airbnb, devendo resultar em um potencial e significativo crescimento para suas ações na Bolsa. Mas, primeiro, a Expedia tem que tornar a HomeAway mais rentável, escreveu recentemente o analista da CLSA, James Lee. A notícia saiu na barrons.com.

Antes da Expedia comprar a empresa por US$ 3,9 bilhões, a HomeAway cobrava uma taxa anual dos anfitriões para listar suas propriedades, mas isso gerava pouca receita. Em 2015, a plataforma tinha US$ 15 bilhões em reservas brutas – total de reservas consolidadas -, mas apenas US$ 500 milhões resultaram em receita. Já, a Airbnb tinha US$ 8 bilhões em reservas brutas, mas US$ 900 milhões em receita, de acordo com a CLSA. Assim, a HomeAway obteve 3,3% do valor das suas reservas, enquanto a Airbnb obteve 11,3%.

A Expedia já começou a mexer na HomeAway, que tem mais de um milhão de anúncios, com o objetivo em captar recursos. Assim como a Airbnb, a plataforma cobra agora uma taxa de reserva para os proprietários e uma de aluguel para o viajante, ação que ocasionou um certo incômodo com os inquilinos, mas é provável que faça uma grande diferença para o bottom line da empresa.

Além disso, a Expedia planeja vender anúncios da HomeAway em toda a sua rede de plataformas, trazendo uma exposição que pode ameaçar a Airbnb. A razão é simples: os viajantes que não se importam em ficar em um hotel ou uma casa, poderão agora buscar as mesmas opções em um único canal.

"Acreditamos que a transição do modelo de negócios e da adição de taxas de consumo poderiam apresentar uma significativa mudança a longo prazo", escreve Lee. Ele vê as ações da Expedia saltando de US$ 124 para 145 dólares. 

Serviço
homeaway.com

* Foto da capa: pixabay/Wokandapix