Notícias que circulam na Europa já apontam como certa a venda do braço imobiliário da francesa AccorHotels, a HotelInvest. No ano passado, a maior operadora hoteleira do continente anunciou planos para o "desmembramento" da unidade com eventual venda de uma participação majoritária. O movimento teria como principal objetivo, a angariação de fundos para a manutenção e renovação das propriedades existentes.

"O projeto permitiria a HotelInvest, iniciar uma nova fase de crescimento dinâmico, consolidando a carteira de ativos existentes por meio de reformas, ampliações e reposicionamento, expandindo ao mesmo tempo por meio de aquisições e construções de novos hotéis, implementando a estratégia de giro assertivo de ativos", explicou a empresa em comunicado.

De acordo com uma reportagem da Bloomberg, repercutindo uma informação do veículo francês Estates Gazette, a AccorHotels estaria "em conversas para a venda de uma participação majoritária avaliada em 6,6 bilhões da HotelInvest".

Entre os potenciais compradores, estão um Fundo de Investimentos da Árabia Saudita, um Fundo Soberano de Cingapura e a Colony Northstar, empresa norte-americana de investimento imobiliário. A previsão é de que a transação seja concluída no prazo de dois meses.

De acordo com analistas da Barclays, a venda é benéfica porque uma vez separados, há possibilidade de aumento de fusões e aquisições envolvendo a HotelInvest e HotelServices, que operam as propriedades da AccorHotels. As ações da companhia subiram cerca de 5% a partir da notícia da possível venda.

Os ativos da AccorHotels subiram de 5,5 bilhões de euros em 2013 para 7 bilhões de euros em 2015. O lucro da companhia no primeiro trimestre de 2016 – de 973 milhões de euros – representam cerca de 83% da receita global da Accor, de 1,16 bilhão de euros e 51% do seu EBIT total em 2015.

* Crédito da imagem: Pixabay/jarmoluk