Museu de Inhotim, em Brumadinho (MG)
(foto: divulgação/Eduardo Eckenfels)

Parte fundamental do turismo cultural, a visita à museus é um experiência que vem crescendo entre estrangeiros que visitam o Brasil. Conforme um pesquisa realizada pelo MTur (Ministério do Turismo), 11% dos turistas internacionais que vêm ao País buscam essa categoria de turismo. Tendo isso em mente, o site Trip Advisor revelou por meio de uma pesquisa os dez melhores museus brasileiros. Ocupam o topo da lista o Instituto Ricardo Brennand (PE), Inhotim (MG) e o Museu da Língua Portuguesa (SP).

De acordo com a pesquisa feita, 30% dos respondentes afirmaram ter visitado três ou quatro museus em 2015 e 29% visitaram um ou dois dos espaços culturais. Com uma presença expressiva na lista, São Paulo comporta cinco dos dez museus analisados pela empresa. Já os complexos Ricardo Brennand e Inhotim, se destacam por estarem também no ranking da América do Sul. 

O prêmio Traveler´s Choice ou Escolha dos Viajantes é baseado em avaliações e opiniões de turistas do site em todo o mundo. Os vencedores foram determinados a partir de um algorítimo que levou em conta a quantidade e a qualidade das avaliações sobre museus no período de 12 meses.

Classificação:

1.Instituto Ricardo Brennand, Recife

2. Inhotim, Brumadinho

3. Museu da Língua Portuguesa, São Paulo

4. Museu Oscar Niemeyer, Curitiba

5. Pinacoteca do Estado de Sao Paulo, São Paulo

6. Museu do Futebol, São Paulo

7. Catavento Cultural e Educacional, São Paulo

8. Museu Imperial, Petrópolis

9. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Porto Alegre

10. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, São Paulo

Sobre os museus
O Instituto Ricardo Brennand, criado há 13 anos, recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano. Entre suas exposições permanentes estão “Frans Post e o Brasil Holandês”, primeiro pintor da paisagem brasileira, a coleção “Paisagens Brasileiras do Século XIX”, com telas de artistas como Rugendas, Debret, além da coleção de vidros e do museu de cera.

Inhotim é um museu a céu aberto. O instituto fica em Brumadinho, próximo a Belo Horizonte. Com uma grande área verde, o museu tem 22 galerias onde ficam expostas obras de arte contemporâneas e ainda um jardim com mais de quatro mil espécies botânicas. Aberto ao público em 2006, já recebeu dois milhões de visitantes. Entre as instalações, esculturas, desenhos, fotos e vídeos, há trabalhos de 85 artistas (nomes como Adriana Varejão, Vik Muniz e Helio Oiticica) de 26 nacionalidades.

O Museu da Língua Portuguesa, em terceiro lugar como escolha dos viajantes, fica na Estação da Luz, um prédio antigo da cidade com três andares. No primeiro, ficam as exposições temporárias; no segundo está a grande galeria onde acontecem projeções de filmes; uma linha do tempo com recursos interativos e mais três seções. No terceiro andar, está o auditório.

Serviço
tripadvisor.com.br