O Dicas de Destino desta vez revela o que é a tradição portuguesa do Vinho dos Mortos e como você pode acompanhá-la em São Roque, cidade do interior de São Paulo. A Quinta do Olivardo, localizada no município, recria neste sábado (18) a noite do Vinho dos Mortos, surgida em Portugal no ano de 1807, durante a Guerra Peninsular.

Conta a história que após a invasão das tropas francesas em Trás os Montes e Beira Alta, todas as vilas foram saqueadas. Dessa forma, toda a produção de vinho e alimentos colhidos no campo eram levados pelos invasores. Tentando impedir o saque dos vinhos, os colonos enterraram as garrafas entre as pastagens, plantações de uva e debaixo das adegas, fugindo em seguida para salvar suas famílias.

Quando o conflito terminou e eles retornaram para a região, se surpreenderam com o que viram. Ao desenterrarem as garrafas de vinho, já esperando que estivessem estragadas, descobriram que o período debaixo da terra deixou o vinho ainda mais saboroso, pois a terra possibilitou um ambiente perfeito para o enriquecimento do sabor da bebida, escuro e com temperatura constante. Nascia aí a tradição do Vinho dos Mortos.


As garrafas são enterradas por períodos de até seis meses
(fotos: divulgação OS2 Comunicação)

Revivendo a tradição em São Roque
Neste sábado, turistas que visitarem a Quinta do Olivardo, serão convidados a vivenciar toda esta história. A partir das 20h, o público será convidado a percorrer os caminhos entre as videiras da quinta, toda iluminada com velas e tochas, para abrir as covas e desenterrar as garrafas, que já estão maturando há meses.

Os interessados poderão ainda enterrar uma garrafa numerada e retornar depois de seis meses para desenterrar seu vinho e degustar a bebida. "É uma noite mágica. Deixamos a casa ambientada como as casas do período de 1807 e, ao som dos tradicionais fados portugueses, interpretados em voz, violão e guitarra portuguesa, revivemos essa rica história. É uma experiência única", comenta Olivardo Saqui, proprietário.

A Quinta do Olivardo é um complexo que mistura adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras. É conhecida como atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e pela paisagem exuberante. O espaço recebeu por três anos consecutivos, a referência "Excelência", concedida pelo Trip Advisor, um dos maiores guias colaborativos do mundo, onde os próprios frequentadores pontuam o estabelecimento.

Serviço
quintadoolivardo.com.br